Sanidade Avícola: Adapar participa de treinamento do GEASE em Rondônia 03/08/2016 - 11:19

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) promoveu entre os dias 25 e 29 de julho, treinamento do Grupo Especial de Atendimento a Suspeita de Enfermidade Emergencial (Gease) em aves. Os Fiscais de Defesa Agropecuária (FDA) da Adapar, os médicos veterinários Pauline Sperka de Souza e Cassiano Kahlow, participaram do treinamento, que contou com palestras técnicas, simulado de gabinete, prática sobre uso de EPIs e visita a uma granja do município de Cacoal-RO.

Programação: No treinamento, houve palestras do representante da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antônio Mendes; e do coordenador nacional de Saúde das Aves, Bruno Rebelo Pessamilio, que falaram sobre o funcionamento e organização da cadeia avícola, biosseguridade na produção avícola e o Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA). Houve ainda apresentação sobre influenza aviária, doença de Newcastle e doenças diferenciais, com o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Felipe Faccini dos Santos. O médico veterinário Leandro André Bona, abordou o tema “Biosseguridade em granjas em Rondônia” e o fiscal do Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso (Indea), João Marcelo Brandini Néspoli, discorreu sobre a experiência do Mato Grosso na erradicação de um foco de doença de Newcastle, acontecido em 2006.

Adapar: Os fiscais da Adapar fizeram demonstração sobre uso correto de EPIs e auxiliaram ativamente na parte prática do treinamento, bem como no simulado de gabinete.

O Paraná é, atualmente o maior produtor e exportador de carne de frango do país, sendo um Estado altamente especializado em avicultura.

Fonte: Texto adaptado Idaron e Adapar.

GALERIA DE IMAGENS