Reunião sela parceria para formação destinada a servidores da Adapar 28/06/2021 - 19:37

Na tarde de segunda-feira, 28, uma reunião on-line formalizou o termo de cooperação entre a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná e a Universidade Estadual do Centro-Oeste para realização de formação on-line para servidores da Adapar. O projeto é realizado por meio da Universidade Virtual do Paraná, vinculada à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com realização na plataforma Licon do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro.

O Curso Gestão de Desempenho por Competências é um aperfeiçoamento de 180 horas tendo por finalidade o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes em torno dos processos de Comunicação, Relacionamento Interpessoal, Liderança, Trabalho em Equipe, Trabalho em Rede, Planejamento Institucional e Foco em Resultados. Terá início em julho, especialmente no dia 6, com aula inaugural aos alunos das duas primeiras turmas. A proposta ocorrerá na plataforma Licon do Nead Unicentro e se baseia em metodologia inovadora, através do microlearning, utilizando trilha formativa composta por várias etapas integradas: challenge (desafio), bag (saberes prévios), cases (casos), mentoria e debriefing (avaliação), com acompanhamento de professor em todas as fases.

O design educacional construído oferece aos alunos diferentes mídias e espaços para trocas de saberes, tanto em momentos síncronos quanto assíncronos. Os temas a serem abordados são: comunicação, relacionamento interpessoal, liderança, trabalho em equipe, trabalho em rede, planejamento institucional e foco em resultados, os quais serão trabalhados por docentes da Unicentro e da UEPG.

O encontro on-line que selou a parceria contou com a participação da equipe envolvida no desenvolvimento do projeto e com pronunciamentos do diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins; do Diretor Geral da Seti-PR, Michel Samaha; do reitor da Unicentro, Fábio Hernandes; da coordenadora da UVPR, Maria Aparecida Crissi Knuppel e do assessor técnico do Gabinete da Adapar, Marcelo Silva.

Segundo Marcelo, com consultoria e orientação da Professora Léia Cordeiro da LCGHR, a Adapar mapeou os gaps que precisavam ser abordados em formação. Em seguida, houve o contato com a UVPR. Para a professora Maria Aparecida, é uma satisfação poder unir as universidades para propor novos modelos de cursos que utilizam tecnologias digitais e atendam as necessidades apresentadas, de uma maneira personalizada.

De acordo com o reitor da Unicentro, a universidade está cada vez mais atuante para transformar realidades em parcerias. “Tenho certeza de que será o primeiro de muitos outros trabalhos conjuntos”, afirmou o professor Fábio Hernandes.

No ponto de vista do diretor geral da Seti-PR, é fundamental unir esforços para agregar inovação na forma de capacitar profissionais. “Centramos nossos esforços para que os ativos das nossas universidades possam contribuir para a construção de conhecimentos”, disse o professor Michel Samaha.

Por fim, o diretor presidente da Adapar destacou a importância das ações conjuntas entre instituições públicas com foco no desenvolvimento. “Eu acredito que temos que desenvolver as pessoas. Pensando no futuro, precisamos atualizar as nossas competências para prestar com excelência os serviços que a nossa sociedade precisa”, ressaltou o senhor Otamir Martins.

AULA INAUGURAL

No dia 6 de julho, às 9h30, no canal de YouTube da UVPR, será transmitida a aula inaugural do Curso On-line de Desempenho por Competências. O evento é direcionado aos alunos das duas turmas iniciais e apresentará a proposta. Integram estas duas primeiras turmas Diretores, Supervisores, Gerentes, Assessores (Turma 01) e Coordenadores de Programas e Responsáveis por Divisões (Turma 02). Estes cargos e funções pertencem ao nível de proficiência avançado de acordo com a metodologia e constituem o nível gerencial da Adapar. A partir do próximo semestre e com a avaliação e aprimoramento do curso em pauta, haverá a ampliação para novos cargos e funções de modo que o aperfeiçoamento chegue a todos os servidores da Adapar nos diferentes cargos e funções.