Realizado mais um curso de Certificação Fitossanitária de Origem para Vespa-da-madeira 28/06/2013 - 15:24

Realizado mais um curso de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO/CFOC), na sede da Adapar em Curitiba nos dias 25 e 26 de junho. Foi o 58º curso realizado pela Adapar, cujo conteúdo contemplou aspectos legais, teóricos e práticos voltados à prevenção, controle e erradicação da praga quarentenária Sirex noctilio (Vespa-da-madeira), que atinge os cultivos florestais.

Participam do curso 22 Engenheiros Agrônomos e Florestais do estado do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O programa conta com os seguintes palestrantes: Doutora Susete do Rocio C. Penteado da Embrapa Florestas, os Engenheiros Agrônomos (MSc) e Fiscais de Defesa Agropecuária da Adapar Paulo Eduardo Félix e Marlene Soranso e a Engenheira Agrônoma Eliziane Nisgoski do Crea-PR. Os profissionais aprovados neste curso estarão aptos a solicitar a habilitação e então prestarem serviços visando à certificação fitossanitária de origem.

IMPORTÂNCIA DO SETOR FLORESTAL PARA O PARANÁ - No Paraná a madeira representa 9,3% do valor bruto da produção e 23% do agronegócio do estado. Tem gerado aproximadamente 300.000 postos de trabalho na cadeia produtiva, baseando-se numa área plantada estimada em 820.000 hectares e mais de 1.300 empresas.

Ao ampliar a disponibilidade de profissionais habilitados, objetiva-se melhorar cada vez mais a situação fitossanitária paranaense e promover o acesso dos produtos paranaenses aos mercados nacional e internacional.

GALERIA DE IMAGENS