Plataforma Pioneira no Brasil Viabiliza Receita Agronômica Via Web
09/06/2017 - 11:20

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - Adapar, responsável pela fiscalização do comércio e uso de agrotóxicos no Paraná, e a Cooperativa Frísia Agroindustrial, apresentaram neste dia 08 de junho de 2017, o projeto piloto que contempla a assinatura digital em receitas agronômicas, do profissional que a prescreve. Os engenheiros agrônomos que prestam assistência técnica aos cooperados da Frísia estão autorizados a emitir receitas agronômicas com assinaturas digitais, que podem ser transmitidas eletronicamente, tanto para o cooperado como para o estabelecimento de venda dos insumos.

Para o Coordenador Agrícola da Frísia, Angelo Márcio Vieira, o processo do receituário com assinatura digital permitirá uma maior eficiência de gestão do tempo e planejamento nas lavouras. “A assinatura digital será uma ferramenta que permitirá ganho de tempo, pois durante a visita o diagnóstico é feito e a recomendação já pode ser emitida via celular, para que no escritório do agrônomo ou no local de retirada do defensivo, ou ainda no escritório da fazenda, a receita já seja recebida e impressa. Para o cooperado, da mesma forma: evitará deslocamento até o escritório do agrônomo para pegar o receituário, ganhando tempo, principalmente quando a aplicação de defensivos é urgente”, explica. A assinatura digital e a transmissão eletrônica da receita favorecem o trabalho do profissional que efetivamente presta assistência ao cooperado, que vai ganhar tempo e segurança com a implantação do sistema.

Segundo Adriano Riesemberg, Diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, a assinatura digital está sendo utilizada somente pelos profissionais vinculados à Frísia, em sistema desenvolvido para a Cooperativa, mas a intenção da Adapar é normatizar a utilização da ferramenta para possibilitar sua adoção por todos os profissionais habilitados no Paraná e que tenham interesse em prescrever receitas aos seus assistidos. “Mais do que uma nova ferramenta estamos aplicando o conceito de que a receita somente se justifica com a efetiva atuação do profissional que a prescreve. Esse sistema veio para facilitar o trabalho da assistência técnica e regular ainda mais o uso de agrotóxicos”.
Permanece a exigência das duas vias físicas, uma para o agricultor e outra para arquivo no estabelecimento, bem como a obrigatoriedade de os comerciantes enviarem os arquivos eletrônicos conformados ao Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos do Paraná (Siagro). A Adapar planeja instituir a assinatura eletrônica em receitas feitas diretamente no Siagro, e com isso aumentar o número de profissionais que prescrevem receitas para uso de agrotóxicos.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa tem como principais bandeiras: cooperativismo, em que o resultado alcançado se deve a união do trabalho de todos os cooperados e os colaboradores; diversificação da produção, englobando a produção de grãos e de proteína animal; e alta qualidade do que é produzido e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra.

GALERIA DE IMAGENS