Paraná participa da AveSui 2025 com ações que reforçam inovação e integração no agronegócio 08/10/2025 - 14:34

O Paraná prepara sua participação na Feira da Indústria Latino-Americana de Aves, Suínos e Peixe (AveSui 2025), que acontece entre 28 e 30 de outubro, em Cascavel (PR). Além de integrar o painel de abertura do evento, que reunirá autoridades e lideranças do agronegócio nacional, o Estado também realiza, no dia 27 de outubro, uma reunião estratégica do Sistema Estadual da Agricultura (Seagri). A ação contará com a presença dos diretores e chefes de núcleo da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e do Instituto do Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), para alinhar ações e fortalecer a gestão integrada do setor. 

Durante os três dias de feira, o Paraná apresentará suas políticas públicas voltadas à sanidade, inovação e sustentabilidade da produção animal, com finalidade de consolidar sua posição de destaque nacional e internacional na produção de proteína animal. 

PAINEL — Os secretários de Estado da Agricultura e Abastecimento, Marcio Nunes e da Fazenda, Norberto Ortigara, junto ao diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, participam do painel que abre o evento na manhã do de 28 de outubro. As autoridades irão discutir os avanços, desafios e perspectivas da produção animal no Estado e no Brasil a partir da perspectiva de uma liderança de Cooperativa.  

O tema ganha relevância em um cenário no qual o Paraná consolida sua posição como protagonista nacional na produção de proteína animal. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado respondeu por 558,6 milhões de frangos abatidos no segundo trimestre de 2025 — o equivalente a 34,1% de toda a produção nacional. O Estado de Santa Catarina figura em segundo lugar (13,7%), seguido pelo Rio Grande do Sul (11,4%), reforçando a importância da região Sul no setor. 

No mesmo período, o Paraná também se destacou na produção de suínos, alcançando 3,25 milhões de animais abatidos, o que representa o maior volume trimestral da série histórica e um aumento de 60 mil cabeças em relação ao trimestre anterior. Com isso, o Estado manteve a vice-liderança nacional, responsável por 21,7% da produção brasileira, ficando atrás apenas de Santa Catarina (28%). 

SEAGRI — Um dia antes da abertura da feira, o Sistema Estadual da Agricultura (Seagri) promove, em Cascavel, uma reunião estratégica com diretores e chefes de núcleo da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), da Adapar e do IDR-Paraná, sob a liderança do secretário da pasta. 

O encontro tem o objetivo de alinhar ações e fortalecer a gestão integrada do setor, preparando o Estado para sua participação na AveSui 2025. O momento será voltado ao planejamento estratégico e à troca de experiências entre as equipes, reforçando o compromisso do Paraná com a eficiência administrativa, a inovação e a sustentabilidade no agronegócio. 

INOVAÇÃO, NEGÓCIO E CONHECIMENTO - A AveSui 2025 se consolida como o maior ponto de encontro do setor de proteína animal da América Latina. A entrada é gratuita para produtores rurais, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Durante os três dias de evento, os visitantes poderão participar de uma ampla programação voltada à inovação, tecnologia e valorização do setor.  

Entre as principais atrações estão a feira de Negócios: exposição de produtos, tecnologias e soluções para a produção animal; o congresso Brasileiro de Precisão na Produção Animal: debates e apresentações sobre inovação, gestão e tendências do agronegócio; uma churrascada com o intuito de promover integração entre produtores, técnicos e especialistas do setor; e o Prêmio Quem é Quem, que reconhece as maiores e melhores cooperativas brasileiras de aves e suínos. 

SERVIÇO 

AveSui América Latina 2025 + Congresso Brasileiro de Precisão na Produção Animal 

Data: 28 a 30 de outubro de 2025 

Local: Centro de Convenções e Eventos de Cascavel – PR 

Inscrições e informações: avesui.com.br | congresso.avesui.com.br