Município de Wenceslau Braz adere ao Susaf e fortalece comércio das agroindústrias 14/11/2023 - 14:52

Na manhã desta terça-feira (14) o município de Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, recebeu o certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR).

A entrega aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com a presença do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins. “É um serviço de muita responsabilidade. Cada vez que entregamos um certificado desse é uma alegria muito grande para Adapar” afirma Martins.

Segundo o chefe do núcleo regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Jacarezinho, Fernando Emmanuel, esse é o sexto município da região a receber a certificação.

Com a adesão ao Susaf, a prefeitura de Wenceslau Braz poderá credenciar agroindústrias que respeitem as normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para comercializarem seus produtos em todo território estadual.

Até agora, 49 municípios paranaenses já aderiram ao Susaf de forma individual, outros 31 por meio do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (Cid Centro) e 10 pelo Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop).

Também participaram da entrega o gerente regional da Adapar em Jacarezinho, Mario Roberto Ferri, além de servidores do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri).

SUSAF - O Susaf foi criado por lei em 2013 e é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Ele pode ser concedido pela Adapar aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem serviço de inspeção estruturado, que garanta que o produto é de qualidade.

ADESÃO - Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

Os consumidores podem verificar no site da Adapar os municípios cadastrados no Susaf/PR. A pessoa interessada será encaminhada ao site dos municípios, onde estão disponíveis as informações dos estabelecimentos e dos produtos indicados ao Susaf/PR.