Mais quatro municípios são credenciados ao sistema de atenção à sanidade agroindustrial 13/04/2023 - 07:54

Mais quatro municípios paranaenses aderiram ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR) nesta quarta-feira (12), durante a 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina - ExpoLondrina.

Com esses certificados, o Estado passa a ter 25 municípios com poder de, por meio de seu Sistema de Inspeção Municipal (SIM), autorizar agroindústrias que cumprirem com as normas higiênico-sanitárias a venderem os produtos para todo o Estado, extrapolando os limites municipais.

Os credenciados foram Cornélio Procópio, Rolândia, Santana do Itararé e Tomazina. O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que concede o Susaf/PR aos municípios, Otamir Cesar Martins, disse que a meta é ter 200 cidades integradas ao sistema até 2026. "Nós da Adapar temos uma rígida fiscalização, mas também uma mão colaborativa para trabalhar em parceria com os municípios", disse.

Adapar apresenta ações de controle biológico da cigarrinha, praga do milho

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, também ressaltou a necessidade de cuidados com a qualidade e a sanidade dos produtos agroindustriais do Estado por parte dos serviços municipais de inspeção. O Susaf possibilita equivalência desse serviço com o do Estado. "Pressupõe um exame acurado do funcionamento do Sistema de Inspeção Municipa, Mas vale a pena, porque é oportunidade para dezenas, milhares de agroindústrias venderem para 11,5 milhões de paranaenses".

O Susaf foi criado por lei em 2013, mas regulamentado em 2020. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que ela esteja registrada no SIM. Antes, para romper as divisas municipais, havia necessidade de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIP-Dipoa).

O Susaf compreende um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização que poderá ser feito pelo município ou por um consórcio de municípios. O sistema é gerido por um conselho gestor e por uma câmara técnica.

SELO SUSAF/PR - Os estabelecimentos interessados em obter o selo Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole necessários, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional legalmente habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

Os consumidores podem verificar no site da Adapar os municípios cadastrados no Susaf/PR. Por meio dos links, a pessoa será encaminhada ao site dos municípios, onde estão disponíveis as informações dos estabelecimentos e dos produtos indicados ao Susaf/PR.

AMENORTE - As agroindústrias dos municípios da região de Cianorte também vão conquistar novos mercados. Na última semana representantes da Seab, da Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste) e do IDR-Paraná se reuniram em São Manoel do Paraná para discutirem a adesão ao Susaf-PR.