Londrina Sedia Cursos CFO e CFOC Realizados pela Adapar 13/07/2017 - 12:00

Entre os dias 03 e 07 de julho a Adapar realizou, no Centro de Difusão de Tecnologia do Iapar, em Londrina, a III Semana Integrada de Cursos CFO/CFOC. O objetivo foi capacitar engenheiros agrônomos e florestais, em suas respectivas áreas de competência profissional, à habilitação para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC), de acordo com a Instrução Normativa MAPA no 33/16. Foram recebidas 78 inscrições de profissionais dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal. Também foram capacitados e aperfeiçoados 15 Fiscais de Defesa Agropecuária (FDA) da Adapar, que atuam na fiscalização do sistema estadual de certificação fitossanitária de origem e na emissão das Permissões de Trânsito de Vegetais (PTV).

Foram oferecidos 3 módulos de orientação geral, com temas relacionados à legislação, trânsito de vegetais e sistemas informatizados utilizados pela Adapar, e, 4 módulos de orientação específica, abordando aspectos biológicos, identificação, prevenção e controle de pragas das culturas do pinus, rosáceas, citros, banana e uva. Para que fosse possível a realização dos 7 módulos dentro 4 dias, os cursos foram ministrados em 2 salas simultaneamente, cabendo ao profissional cursista definir em qual deles participaria, de acordo com suas necessidades.

Segundo o FDA Juliano Farinacio Galhardo, coordenador do Programa de Certificação e Rastreabilidade Vegetal da Adapar, foram 56 horas de atividades, ministradas por 18 palestrantes de 9 instituições, compreendendo mais de 30 palestras, momentos para discussão e esclarecimentos de dúvidas, práticas de utilização do Sistema de Defesa Sanitária Vegetal (SDSV) e práticas em laboratórios. “A realização do evento foi possível graças ao envolvimento de toda a equipe da Adapar, e foi considerada um sucesso pelos cursistas”, afirma Galhardo.

A disponibilização com antecedência de materiais de estudo e apoio, assim como de diversas apresentações que seriam utilizadas pelos palestrantes, foi um diferencial muito bem recebido e elogiado pelos cursistas, que destacaram a organização, qualidade e a didática empregada no evento.

Os certificados de conclusão do curso serão emitidos em parceria com Escola de Gestão do Paraná, possibilitando que o interessado imprima seu certificado de forma on line.


Foram parceiros da Adapar no evento:

Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Florestas
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Uva e Vinho
Instituto Federal do Paraná – IFPR
Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA/ SFA - PR
Secretaria da Administração e da Previdência – Escola de Gestão do Paraná
Universidade Estadual de Maringá – UEM

GALERIA DE IMAGENS