Inscrições para capacitação da emissão de certificados fitossanitários vão até 20 de fevereiro 05/02/2026 - 13:30

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) realizará, nos dias 25 e 26 de fevereiro, a 80ª edição do curso de habilitação de responsáveis técnicos para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidada (CFOC) para Citros. O evento será realizado no município de Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba. A cidade é a maior produtora de tangerinas do Brasil e constantemente recebe operações da autarquia para o combate de pragas da cultura. As inscrições e a programação completa estão disponíveis aqui.

O objetivo do curso é capacitar Engenheiros Agrônomos para a emissão de CFO e CFOC de vegetais hospedeiros das pragas quarentenárias presentes dos citros. A certificação estará associada especificamente ao Cancro Cítrico (Xanthomonas citri subsp. citri) e ao Greening ou Huanglongbing (HLB) (Candidatus Liberibacter americanus e Candidatus Liberibacter asiaticus). As condições são previstas e listadas na instrução normativa N.º 33/2016 da Secretaria de Defesa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O curso será composto de um módulo de orientação geral, em que serão abordados temas relacionados à legislação, trânsito de vegetais e sistemas informatizados utilizados pela Adapar. Também está previsto um módulo de orientação específica, abordando aspectos biológicos, identificação, prevenção e controle das pragas. O desenvolvimento da capacitação é resultado de uma parceria entre a Adapar, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), da prefeitura de Cerro Azul, da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap) – Escola de Gestão e do MAPA.

RELEVÂNCIA – O CFO e o CFOC fundamentam a emissão da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) pela Adapar, atestando a origem e condição fitossanitária dos produtos certificados, possibilitando o acesso deles a mercados que impõe restrições ao seu livre trânsito. O CFO é emitido pelos técnicos habilitados para certificação na propriedade rural (unidade de produção). Já o CFOC é emitido junto às unidades de consolidação, onde os produtos certificados são beneficiados e distribuídos.

Para o chefe da divisão de Certificação e Rastreabilidade Vegetal da Adapar Juliano Farinazzo Galhardo, esta é uma oportunidade relevante para habilitação inicial de profissionais para emissão de CFO/CFOC. “É importante a inclusão de pragas na habilitação de profissionais já habilitados, fazendo com que eles se atualizem e renovem essa competência, sabendo que a validade é de 5 anos”, salienta o engenheiro agrônomo.

Juliano ressalta que o material de estudo e apoio já está à disposição dos inscritos no curso. ”A ideia é que os profissionais possam se preparar com antecedência, contribuindo para a formação dos futuros emissores de CFO/CFOC”, finaliza.

REFORÇO NA FISCALIZAÇÃO – Durante o curso a Adapar também capacitará Fiscais de Defesa Agropecuária para atuarem na fiscalização do sistema estadual de certificação fitossanitária de origem e na emissão das Permissões de Trânsito de Vegetais (PTV).

Serviço:

Inscrições: até 20 de fevereiro aqui

Data: 25 e 26 de fevereiro das 8h às 18h

Programação disponível aqui

Local: Centro Comunitário de Cerro Azul Bernardo Von Müller Berneck Rua Deputado Aníbal Curi, s/n – Bairro Cruzeiro, Cerro Azul – PR

GALERIA DE IMAGENS