II Semana Integrada de Cursos CFO/CFOC capacitou profissionais de 7 Estados brasileiros 08/07/2015 - 11:50

A ADAPAR realizou entre os dias 29 de junho e 03 de julho, no Centro de Difusão de Tecnologia do Iapar, em Londrina, a II Semana Integrada de Cursos CFO/CFOC. O objetivo foi capacitar Engenheiros Agrônomos e Engenheiros Florestais, em suas respectivas áreas de competência profissional, tornando-os aptos à habilitação para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC), de acordo com a Instrução Normativa MAPA no 55/07. Foram recebidas 129 inscrições de profissionais dos estados do PR, SC, SP, MG, MT, GO e BA, superando a quantidade de inscrições recebidas na edição passada do evento.

Os cursos capacitaram e aperfeiçoaram também 16 Fiscais de Defesa Agropecuária que atuam na fiscalização do sistema estadual de certificação fitossanitária de origem e na emissão das Permissões de Trânsito de Vegetais (PTV). Foram oferecidos 4 módulos de orientação geral, em que foram abordados temas relacionados à legislação, trânsito de vegetais e sistemas informatizados utilizados pela ADAPAR, e também 5 módulos de orientação específica, abordando aspectos biológicos, identificação, prevenção e controle de pragas das culturas do pinus, soja, café, citros, rosáceas, banana e uva, totalizando 9 módulos.

Para que fosse possível a realização desses 9 módulos dentro 5 dias, os cursos foram ministrados em até 3 salas simultaneamente, cabendo ao profissional cursista definir em qual deles participaria, de acordo com suas necessidades.

Segundo o FDA Juliano Farinacio Galhardo, coordenador do Programa de Certificação e Rastreabilidade Vegetal da ADAPAR, foram 72 horas de atividades, ministradas por 23 palestrantes de 8 instituições, compreendendo mais de 50 palestras, momentos para discussão e saneamento de dúvidas, práticas de preenchimento de CFO e CFOC, práticas em laboratórios, e com uso de materiais vegetais. Ainda segundo Juliano, a realização do evento somente foi possível graças ao envolvimento de toda a equipe da GSV, inclusive dos FDA de diferentes URS, que contribuíram na divulgação do evento.

“A disponibilização com antecedência de materiais de estudo e apoio, assim como de diversas apresentações que seriam utilizadas pelos palestrantes, foi um diferencial muito bem recebido e elogiado pelos profissionais cursistas, que destacaram a organização, qualidade e a didática empregada no evento, que se consolida dentre os de maior destaque do gênero no país”, concluiu Galhardo.

Os certificados de conclusão do curso serão emitidos em parceria com Escola de Governo do Paraná, possibilitando que o interessado obtenha seu certificado por meio de qualquer ponto com acesso à internet.

Os profissionais interessados em participarem de outros cursos CFO/CFOC podem registrar sua demanda na página dos Cursos de Certificação Fitossanitária de Origem no portal da ADAPAR na Internet (http://xoops.celepar.parana/migracao/seab_adapar/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=385).

Foram parceiros da ADAPAR no evento:

Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Florestas