Fiscais da ADAPAR conhecem modelo de fiscalização do trânsito de produtos de origem animal da SEAPA 28/02/2014 - 17:50

Nos dias 19 e 20 de fevereiro os Fiscais de Defesa Agropecuária – FDAs Gilmar Pereira Neves e Tales Amaral Perufo participaram da operação denominada Operação Verão numa Boa, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio – Seapa, do Rio Grande do Sul, que acontece todos os anos entre os meses de dezembro e março e tem como objetivo impedir o comércio e o trânsito de produtos de origem animal que não estejam em condições de consumo ou que não atendam às exigências sanitárias.

No período que contou com a participação da Adapar, as equipes realizaram barreiras sanitárias no Litoral Norte e Sul, bem como fiscalizaram propriedades rurais e estabelecimentos comerciais suspeitos de abate clandestino ou comércio irregular de produtos.

Entre as irregularidades encontradas destacam-se o comércio de produtos clandestinos, adulterados e impróprias para consumo. Como resultado da operação conjunta foram apreendidos e destruídos na operação cerca de 800 quilos de carne e quase 01 tonelada de outros produtos de origem animal, entre eles embutidos, queijos, produtos lácteos, ovos e mel.

Além da apreensão dos produtos, os comerciantes e transportadores foram autuados e, em alguns casos, responderão a processo civil por colocarem em risco a saúde da população.

O intercâmbio com o Serviço Oficial de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul foi caracterizado como positivo pela troca de experiências e reforça a importância de buscar exemplos de projetos bem sucedidos como referência, para melhoria dos procedimentos adotados no estado do Paraná. Também servirá como base para a reformulação do manual de fiscalização do trânsito agropecuário paranaense que objetiva a padronização das ações desenvolvidas no estado.

Na intenção de garantir a qualidade dos produtos que chegam a mesa dos paranaenses, a Adapar vem trabalhando continuamente para aprimorar suas ações de fiscalização.

GALERIA DE IMAGENS