Feira Sabores do Paraná divulga lista definitiva das 66 agroindústrias selecionadas 31/10/2024 - 16:36
A organização da Feira Sabores do Paraná divulgou nesta quinta-feira (31) os 66 empreendedores da agricultura familiar paranaense que atenderam os critérios estabelecidos e poderão expor os produtos de suas agroindústrias para venda no evento, que acontece entre 28 de novembro e 1º de dezembro no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
A Feira Sabores do Paraná é promovida pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), com execução do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná) e apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Sistema Faep/Senar-PR e Sebrae/PR.
Todos os participantes possuem CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) ativo e suas agroindústrias alimentícias estão regularizadas sanitariamente. Os produtos que forem comercializados estarão todos rotulados, seguindo a legislação vigente. Já os artesanatos serão característicos de identidade regional ou terão em sua composição matérias-primas da propriedade rural.
SUSAF - Uma contribuição importante da defesa agropecuária oficial do Estado é a viabilização do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR). Esse sistema desempenha um papel crucial ao viabilizar a participação de agroindústrias em diversas feiras, incluindo a Feira Sabores Paraná. Com o suporte do Susaf/PR, pequenos produtores podem adequar suas operações às exigências sanitárias, garantindo que seus produtos, como embutidos, laticínios e conservas, sejam apresentados ao público. Essa iniciativa não apenas abre novas oportunidades de comercialização, mas também fortalece a economia local e valoriza as tradições culinárias paranaenses.
FEIRA SABORES – A Feira Sabores do Paraná aconteceu de 2000 a 2014, com edições em Curitiba e em diversos municípios do Estado. O evento será retomado a partir de agora, com o objetivo de divulgar os produtos coloniais do Paraná, com destaque para a produção regional.
A gastronomia será o carro-chefe para divulgar as atrações turísticas paranaenses durante a feira. Também serão realizadas aulas-show de culinária, com ingredientes disponíveis na feira ou alguma cultivar desenvolvida pela pesquisa do IDR-Paraná. Cada aula-show terá o número máximo de 30 participantes e a inscrição é gratuita.
A abertura da feira será no dia 28 de novembro, às 16h, no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer. De sexta a domingo o evento estará aberto ao público sempre das 10h às 22h e a entrada é gratuita.