Fase Regional do projeto 'Educando para Promover a Sanidade Agropecuária' é lançada em Toledo 16/09/2016 - 17:30

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (15), no auditório da prefeitura municipal de Toledo, PR, a aula inaugural do curso: Comunicação, oratória e técnicas de apresentação, iniciativa que marca o lançamento da fase regional do projeto “Educando para Promover a Sanidade Agropecuária”, parceria público-privada entre a Adapar e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar PR e que tem por objetivo capacitar os Fiscais de Defesa Agropecuária da Agência em metodologias e técnicas de comunicação.

O projeto “Educando” consiste na realização de uma trilha de aprendizado composta por cinco cursos presenciais temáticos consecutivos a serem realizados semestralmente até 2018 (confira a programação no quadro abaixo). Esta trilha, uma vez cumprida, permitirá aos participantes o desenvolvimento de perfil articulador para falar em público, conduzir reuniões e, principalmente, difundir claramente as informações de interesse da sanidade agropecuária.

 

Cursos programados pelo projeto "Educando"

Comunicação, oratória e técnicas de apresentação: 2º semestre de 2016

Processos de educação - informação, conhecimento e aprendizagem: 1º semestre de 2017

Planejamento e ferramentas de apresentação: 2º semestre de 2017

Noções de epidemiologia aplicada à educação em sanidade agropecuária: 1º semestre de 2018

Gestão de conflitos: 2º semestre de 2018

 

O coordenador do programa de Educação Sanitária em Sanidade Agropecuária, médico veterinário Hernani Melanda, destaca que as ações da Adapar não se limitam a fiscalização, mas sim em um esforço para aumentar a competitividade do produto paranaense, o que inclui a difusão de conhecimentos nas áreas da sanidade vegetal e animal. "O curso foi desenvolvido com objetivo de fomentar a seguinte discussão: Como incluir a educação em sanidade agropecuária, em um mundo cada vez mais globalizado e informatizado, onde existem pessoas que tem acesso a informação do seu celular em qualquer lugar e a qualquer tempo e outras que ainda não dominam essa tecnologia?" 

Segundo Melanda, para orientar tal discussão, estão em curso no âmbito da Adapar, duas estratégias de ação: O fortalecimento dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária e a instituição de um programa de formação continuada em novas metodologias de comunicação.


Comunicação, oratória e técnicas de apresentação
A partir de hoje até o dia 14 de outubro, todos os 20 municípios sede das Unidades Regionais da Adapar sediarão a realização do curso: Comunicação, oratória e técnicas de apresentação. As ações serão desenvolvidas por meio seis instrutores do Senar-PR, destacados exclusivamente para o projeto. Em contra partida, cabe a Adapar reunir os participantes. A expectativa é capacitar 100% dos engenheiros agrônomos e médicos veterinários lotados nas unidades locais.
 

 


 

Clique para conferir os locais e datas do curso no meses de setembro, outubro e novembro de 2016

 

 

GALERIA DE IMAGENS