FDA da Adapar participa de capacitação internacional 23/12/2015 - 15:51

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - Adapar em busca de aprimorar suas ações, tem participado de capacitações em diferentes temas da área de defesa sanitária animal e vegetal.
No período de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2015, a BTSF (Better Training for Safer Food), ligada a European Commission, promoveu um treinamento sobre Planos de Contingência para Doenças de Animais de Interesse da Defesa Agropecuária. O treinamento ocorreu em Santiago, Chile, e contou com a participação de médicos veterinários dos serviços oficiais de diferentes países da América do Sul e Caribe. A Adapar esteve presente no referido treinamento, com um representante do Estado, o Fiscal de Defesa Agropecuária Rafael Gonçalves Dias, Gerente de Saúde Animal da agência.

O objetivo do curso foi capacitar os participantes na identificação das doenças dos animais domésticos de interesse econômico, apoiar no desenvolvimento de planos de contingência nas emergências sanitárias e no treinamento de outros profissionais dos serviços veterinários oficiais. Os participantes receberam informações atualizadas sobre doenças como febre aftosa, peste suína clássica, doença de Newcastle, influenza aviária, encefalopatia espongiforme bovina dentre outras enfermidades de interesse econômico. Foi dada ênfase a atendimentos a emergências e simulados de gabinete, além da abordagem de temas de regulamentação internacional, biossegurança, bem estar animal e conceitos de epidemiologia englobando os aspectos clínicos com o trabalho de campo e a elaboração de programas de saúde animal. Foi considerada muito enriquecedora a oportunidade de troca de informações e experiências entre veterinários oficiais de diferentes países da América do Sul e Caribe, afirma Rafael Dias.

Para 2016 estão programados treinamentos para os fiscais da Gerência de Saúde Animal, onde está prevista a inclusão de temas relacionados aos Planos de Emergência, onde as informações adquiridas serão multiplicadas aos demais servidores, robustecendo o serviço veterinário oficial do Paraná.

O diretor presidente, Inácio Afonso Kroetz, enfatiza que o aprimoramento contínuo é dever da Instituição e de cada servidor e, sempre será incentivado pelos gestores da Adapar, pois esta é a forma mais confiável de trazer informações atualizadas e proveitosas para a instituição pública, de forma a internalizar, com vistas a seus resultados esperados, a missão da Defesa Agropecuária Paranaense.

GALERIA DE IMAGENS