Evento: Uso do Solo Agrícola e suas Implicações Legais 17/06/2016 - 17:30

No dia 15 de junho, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) da Unidade Regional de Cornélio Procópio, realizou em conjunto com a Seab, a Emater, o CREA-PR e o Ministério Público, um encontro denominado “Uso do Solo Agrícola e suas Implicações Legais”. O evento aconteceu no Centro de Eventos do Parque de Exposições Arthur Hoffig, em Cornélio Procópio.

Além de representantes das instituições que promoveram o evento, houve participação de: engenheiros agrônomos; técnicos agropecuários; produtores rurais; fiscais da Adapar; técnicos da Emater; representantes de cooperativas; revendas; empresas de planejamento; DER; Econorte; Usinas; Sindicatos Rurais Patronais e de trabalhadores rurais e representantes de prefeituras municipais de cerca de trinta municípios do Norte Pioneiro. Ao todo foram 180 participantes.

O encontro teve como objetivo, fomentar a discussão sobre os principais problemas associados ao uso do solo agrícola, com a preocupação da preservação dos solos protegendo áreas produtivas e mananciais de captação, preservando assim o meio ambiente. Foram ministradas palestras com temas de grande relevância, tais como: “Os desafios da Conservação dos Solos e Água: Sustentabilidade X Rentabilidade”; “Responsabilidades do Produtor Rural e do Profissional perante o CREA-PR”; “Ações da Adapar na Fiscalização do Uso do Solo Agrícola” e “O Papel do Ministério Público na Fiscalização do Manejo e Conservação do Solo Agrícola”.

O promotor de justiça, Robertson Fonseca de Azevedo, reforçou a temática de que o uso correto do solo agrícola está diretamente associado ao papel do ministério público em garantir a preservação desse recurso natural, que é patrimônio de toda sociedade.

No final do encontro formou-se um painel de discussão para elaboração de propostas e encaminhamentos, que deverão ser implementadas pelos diversos atores envolvidos no processo, dentro de suas responsabilidades.

GALERIA DE IMAGENS