Estado reforça convite para municípios aderirem a sistema que elimina limites para venda de produtos agroindustrializados 23/08/2023 - 16:52

A apresentação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) mobilizou as atenções durante a tarde desta quarta-feira (23) no Show Rural de Inverno, em Cascavel. O programa tem como finalidade eliminar limites municipais quando se trata de vender produtos agroindustrializados de origem animal.

O evento reuniu prefeitos e representantes dos 58 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), técnicos agrícolas, produtores rurais e proprietários de pequenas agroindústrias. Também foi entregue o certificado de habilitação para o município de Medianeira, que agora pode conceder o selo Susaf às agroindústrias que se adequarem aos critérios higiênico-sanitários estabelecidos.

Até agora 41 municípios paranaenses já aderiram ao Susaf de forma individual, outros 31 por meio do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (Cid Centro) e 10 pelo Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop). Há pelo menos 20 municípios em processo de adesão. Atualmente 55 agroindústrias estão indicadas para o selo Susaf, podendo vender os produtos sem limites municipais. O objetivo do governo é ter pelo menos 200 municípios aderidos até 2026.

"Nós queremos destravar os processos e já estamos fazendo, pois podemos ir mais longe e com mais velocidade do que andamos", afirmou o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Segundo ele, o importante é o Estado dar condições para que o empreendedorismo possa acontecer. "Alguns perceberão oportunidades e vão crescer e isso fará bem para a economia pois venderão para todo o Estado", acentuou. "O desafio é importante, sem limites para o Paraná".

O secretário destacou também o recente anúncio do governo de que investimentos para criação ou melhorias em agroindústrias por agricultores do Pronaf podem ter o pagamento da taxa de juros assumido pelo governo. "Ajuda a doer menos no bolso", ponderou. "Tem muito espaço para crescer; se for coisa bem feita, se for coisa boa, vende".

A gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Mariza Koloda Henning, destacou a necessidade de os municípios que quiserem aderir ao Sistema terem um Sistema de Inspeção Municipal (SIM) atuante e bem estruturado. Os municípios também têm a possibilidade de se unirem em consórcio para compartilhar o serviço de inspeção e reduzir custos.

É o município quem indica as agroindústrias para que recebam o selo e possam ampliar o mercado para todo o Estado. "É importante alertar que o Susaf não se restringe a agroindústrias do meio rural, mas também para aquelas que estão em ambiente urbano e têm bons produtos a oferecer", disse Koloda.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza,  desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso,  são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos. O Susaf foi criado por lei em 2013, mas regulamentado em 2020.

EVENTO - O Show Rural de Inverno é promovido pela Cooperativa Coopavel, com o objetivo de difundir culturas apropriadas a esse período, com destaque para o trigo. A comitiva liderada pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento conheceu algumas das cultivares que estão sendo divulgadas. O evento termina nesta quinta-feira (25). Também participaram o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins; o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Bublitz; além dos chefes dos núcleos regionais da Seab em Cascavel, Lissando Veran e Toledo, Paulo Salesse; gerentes regionais do IDR-Paraná e Adapar e servidores do Sistema Estadual de Agricultura.