Estado orienta produtores e técnicos sobre o Complexo dos Enfezamentos do Milho 22/11/2023 - 14:13

As ocorrências da cigarrinha-do-milho, agente vetor das doenças denominadas Complexo dos Enfezamentos, têm sido um desafio para os produtores rurais no Estado. Essas doenças prejudicam o desenvolvimento das espigas e causam redução da produtividade. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) realizou, nesta semana, palestras com produtores em Toledo para colaborar na redução do problema.

Na segunda-feira (20), a Adapar apresentou resultados do monitoramento do milho e sua infectividade em relação aos enfezamentos durante a safra 2022/2023 no evento "Complexo de Enfezamento do Milho: Desafios e Ações", realizado no Centro de Eventos Ismael Sperfico.

Segundo o coordenador do Programa de Sanidade de Cultivos Agrícolas e Florestais, engenheiro agrônomo Marcílio Araújo, a discussão focou nas ações para o manejo das plantas voluntárias de milho, conhecidas como plantas "tigueras", em conformidade com a Portaria Adapar nº 133/2023. “É importante a conscientização dos produtores para o controle dessas plantas, visando o planejamento das colheitas, a redução de perdas de grãos e o manejo do cultivo desde a implementação das lavouras, contribuindo para a redução da fonte de inóculo e dos vetores dos enfezamentos do milho” destaca Araújo.

Na terça-feira (21), uma reunião técnica virtual com extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) detalhou os trabalhos de fiscalização das plantas voluntárias de milho. “Foram abordados procedimentos, denúncias e ações de fiscalização, com o intuito de incentivar produtores e responsáveis a adotarem medidas corretivas para problemas identificados nas áreas, visando a saúde e a produtividade do cultivo de milho na região” completa Araújo.

O evento ressaltou a importância da colaboração entre entidades do setor agrícola para enfrentar os desafios relacionados ao enfezamento do milho, evidenciando o papel crucial da Adapar e da defesa agropecuária na promoção da sanidade das culturas agrícolas na região.