Equipes da Adapar trabalham na prevenção contra a raiva no Oeste do Estado 19/01/2024 - 12:03

Equipes de Agentes de Fiscalização da Adapar das Unidades Regionais de Cascavel, Laranjeiras do Sul e Guarapuava estiveram (15 a 19 de janeiro) em operação para realizar uma força tarefa, a fim de revisar abrigos de morcegos hematófagos no município de Campo Bonito.

A mobilização ocorre em decorrência de notificações ao serviço de Saúde, de pessoas com suspeita de agressão por morcegos hematófagos, na zona rural do município. Dada a gravidade da situação e a presença do vírus rábico na região, foram organizadas ações para revisar todos os abrigos cadastrados de morcegos, com capturas estratégicas e o cadastro de novos abrigos.

As atividades foram organizadas e programadas pela Unidade Regional de Cascavel (FDA Ricardo Antonio Silva – Ulsa de Catanduvas), juntamente com a Coordenação do Programa de Raiva da Adapar. Demais servidores dos escritórios locais de Catanduvas, Corbelia, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul e Guarapuava trabalharam no apoio das ações.

A ação visa prevenir potenciais surtos de raiva associados a morcegos hematófagos na região, com a participação da comunidade local sendo fundamental para o sucesso das operações.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Raiva, a médica veterinária Elzira Pierre, o Paraná teve mais de 140 focos registrados da doença em 2023, com grande prejuízo e risco aos produtores envolvidos. “A vacinação continua sendo a melhor forma de prevenir a raiva, é barato e eficaz”, afirma Pierre.

TRANSMISSÃO - A raiva é uma doença viral infecciosa de evolução letal, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive o ser humano. O principal agente transmissor é o morcego hematófago, porém outros animais como cães e gatos, outras espécies de morcegos, raposas, quatis e saguis ou qualquer mamífero contaminado, também podem transmitir a doença.

Ao sofrer qualquer tipo de agressão por animais mamíferos, a orientação é lavar o ferimento imediatamente com água corrente e sabão e procurar a unidade de saúde para avaliação.

VACINA – Para humanos não há indicação de vacinação prévia, com exceção dos profissionais com alto risco de exposição ao vírus, conforme avaliação baseada no protocolo do Ministério da Saúde. O mesmo protocolo prevê a vacinação de pessoas que possam ter sido expostas a um animal potencialmente transmissor do vírus. Com relação à raiva em cães e gatos, é importante que a vacinação nestes animais seja feita anualmente.

Os produtores rurais também devem colaborar com a prevenção da raiva, vacinando os animais de produção anualmente e notificando a Adapar da presença de sinais nervosos nos mesmos.

AÇÕES DESENVOLVIDAS – A Adapar possui ações na orientação a produtores rurais na prevenção da raiva transmitida por morcegos hematófagos; monitoramento e controle estratégico de morcegos hematófagos; vacinação de animais herbívoros em áreas de circulação viral e diagnóstico da raiva.

Nota - Servidores disponibilizados pela URS Cascavel: Marcio Michael de Andrade - Ulsa de Cascavel, Nelci de Lara - Ulsa de Catanduvas, Ronis Carlos de Oliveira - Ulsa de Corbelia.

Servidores disponibilizados pela URS Laranjeiras do Sul: Luciano Bisinela – Ulsa de Guaraniaçu; Admilson Ferreira dos Santos – Ulsa de Laranjeiras do Sul

Servidor disponibilizado pela URS Guarapuava: Valdemir Carlos Lacerda Pereira Filho – Ulsa de Guarapuava