Encontro reúne países para discutir prevenção e controle de doenças em animais 03/12/2013 - 10:20

A necessidade de atualização e compartilhamento de experiências para controle e prevenção de doenças em animais reúne mais de 500 especialistas de diversos países no Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa), até esta terça-feira (03), em Foz do Iguaçu. O encontro começou nesta segunda-feira, (02), promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Inácio Afonso Kroetz.

De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, o evento dá visibilidade ao trabalho do Serviço Veterinário Oficial. “Também harmoniza procedimentos técnicos dos diversos programas de saúde animal desenvolvidos no Brasil e amplia o conhecimento dos profissionais que, direta ou indiretamente, atuam na área de Defesa Sanitária Animal”.

Além dos técnicos oficiais brasileiros participam técnicos de órgãos públicos dos Estados Unidos, de países europeus, do Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Segundo Kroetz, o conhecimento na área de Defesa Sanitária Animal e as formas de controle e prevenção de doenças devem ser conhecidas e compartilhadas para que todos trabalhem em sintonia contra ataques de vírus e bactérias. “Esses organismos não conhecem fronteiras geopolíticas entre países, blocos regionais e continentes”, ressaltou.

O Endesa antecede a 3.ª Conferência Mundial sobre o Ensino da Medicina Veterinária, promovido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que será realizada no mesmo local de quarta (4) a sexta-feira (6).

PROGRAMAÇÃO – Na programação desta segunda-feira (02) foram discutidas Vigilância Epidemiológica em Saúde Animal, Segurança Sanitária Transfronteiriça, Prevenção, Controle e Erradicação de Doenças e responsabilidades compartilhadas, entre outros temas.

Inácio Kroetz, da Adapar, participou da apresentação sobre Defesa Animal, responsabilidades compartilhadas onde relatou a experiência paranaense de parceria e compartilhamento de responsabilidades entre o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e da Adapar, e das entidades da iniciativa privada que representam os produtores como a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária (CSAs).

Nesta terça-feira (03), serão abordados temas como Inovação Tecnológica em Defesa Agropecuária, Ampliação da Zona Livre de Febre Aftosa, da Peste Suína Clássica e Estratégias do Ministério da Agricultura após a erradicação de doenças no País.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS