Em encontro da Amusep, Seagri reforça parceria com pequenos produtores 05/12/2023 - 10:12

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) é parceiro dos municípios no desenvolvimento de ações para fortalecer os pequenos produtores. O assunto foi discutido na quarta-feira (29), em encontro da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) em Mandaguaçu, no Noroeste do Estado.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, disse reconhecer o valor da união dos municípios em prol do desenvolvimento regional. Ortigara também falou sobre a importância dos pequenos produtores para o Estado e de iniciativas do governo estadual para colaborar com o aumento da renda no campo, como apoiar os municípios na adesão do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR). "Não só de grandes indústrias vive o Paraná. Estamos fazendo um movimento para fortalecer as pequenas agroindústrias, para destravar a comercialização", disse.

Na reunião, a Amusep elegeu o prefeito de Itaguajé, Juninho Noleto, para a presidência da entidade na gestão 2024. "Agradeço o apoio do governo estadual. Nossa Associação vai continuar firme e forte e vamos investir no desenvolvimento econômico", disse.

PRESENÇAS - Também participaram da reunião o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza; o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Bublitz; o chefe do Departamento de Economia Rural (Deral), Marcelo Garrido; o chefe do Núcleo Regional da Seab em Maringá, Jucival Pereira de Sá; a gerente regional da Adapar em Maringá, Ana Paula Moser; e o gerente regional do IDR-Paraná em Maringá, Pedro Cecere Filho.