Delegação brasileira participa da solenidade de abertura da 81a Reunião Anual da Organização Mundial de Saúde Animal - OIE 27/05/2013 - 10:16

Delegação brasileira participa da solenidade de abertura da 81a Reunião Anual da Organização Mundial de Saúde Animal - OIE
A delegação brasileira participou ontem (27) da solenidade de abertura da 81a Sessão Geral da Assembléia Mundial de Delegados da OIE, em Paris (FRA). A comitiva nacional organizada pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento – MAPA, conta com a participação especial de representantes do Paraná, Estado que sediará a Conferência Mundial da Organização sobre o Ensino da Medicina Veterinária, em Foz do Iguaçu, de 4 a 6 de dezembro, evento que deverá atrair mais de mil participantes.

Liderada pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a comitiva estadual, integrada pelo diretor presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) Inácio Afonso Kroetz e demais lideranças do agronegócio paranaense, tem como missão iniciar os entendimentos para recuperação dos mercados que estão fechados ao Estado para a importação de carnes.

A intenção é construir uma agenda positiva de contatos e reuniões que trarão bons resultados ao Paraná, explica o secretário. Em viagem à Rússia nos últimos dias, o governador Beto Richa também defendeu a produção agropecuária paranaense e nacional e a retomada das exportações de produtos que sofrem embargos.

A Organização Mundial de Saúde Animal é a entidade que delibera sobre os procedimentos que nortearão as questões de saúde animal para os países membros para o ano seguinte e, por isso, tornou-se órgão consultivo para as trocas comerciais. O Brasil é um dos 178 países que integram a entidade.

EXPORTAÇÕES - A delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento será integrada por aproximadamente 15 dirigentes, entre secretários de agricultura e presidentes de Agências de Defesa Agropecuária dos principais estados produtores e exportadores de produtos do Brasil. A presença de autoridades sanitárias paranaenses e brasileiras junto às delegações dos países que representam os principais mercados de interesse econômico busca, efetivamente, iniciar os entendimentos para recuperação desses mercados, a manutenção dos mercados atualmente existentes e também a abertura de mercados mais qualificados para os produtos de origem animal.

Paralelamente à reunião da OIE, estão agendadas reuniões com apoio dos governos brasileiro e paranaense, sob a organização da embaixada brasileira em Paris, com delegados e chefes de comitivas de países que representam os mercados importantes para os produtos brasileiros e paranaenses. O Brasil é um dos líderes mundiais na exportação de bovinos e o Paraná ocupa destaque na produção e exportação de carne de suínos e de aves.

Entretanto, desde 2011, o Paraná vem sofrendo com os embargos impostos pelos principais países compradores, principalmente pela Rússia e, mais recentemente, pela Ucrânia que deixaram de comprar carne suína.

GALERIA DE IMAGENS

  • Delegação brasileira participa da solenidade de abertura da 81a Reunião Anual da Organização Mundial de Saúde Animal - OIE