Curso de certificação fitossanitária de origem (CFO) em guarapuava amplia possibilidades comerciais para as culturas de batata, tomate, pimentão e fumo 19/11/2013 - 15:00

Para fechar o período de cursos da área de certificação em 2013, a ADAPAR promoveu em Setembro último mais um curso para habilitação de Engenheiros Agrônomos para emissão de Certificação Fitossanitária (CFO/CFOC).

O curso foi realizado nos dias 11 e 12 de Setembro na sala de Pós-graduação do campus CEDETEG de Agronomia, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) em Guarapuava.

O evento realizado pela Gerencia de Sanidade Vegetal (GSV) da ADAPAR, contou ainda com a co-promoção da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava - AEAGRO e apoio do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia – CREA/PR e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA SFA/PR.

Foram ministradas palestras sobre Parâmetros para o Exercício Profissional pelo Engº Agrº Vânder Della Coletta Moreno do CREA/PR; Legislações Fitossanitárias Relacionadas com os procedimentos de Certificação e Rastreabilidade Vegetal pelos Engºs Agrºs Paulo Eduardo Felix e Maria Celeste Marcondes, coordenadores dos Programas de Certificação e de Grandes Culturas, respectivamente, e também os participantes receberam palestras técnicas proferidas pelos pesquisadores do IAPAR Engºs Agrºs Airton Dieguez Brisolla e Nilceu R. Xavier de Nazareno, sobre as pragas regulamentadas Capacitar Engenheiros Agrônomos visando à habilitação para a Certificação Fitossanitária de Origem de vegetais hospedeiros das pragas: Thrips palmi nas culturas de Fumo, Tomate e Pimentão, Aphelenchoides ritzemabosi, Ditylenchus dipsaci, Perenospora hyoscyami f. sp. tabacina, Tobaccum ringspot virus e Tomato bunchy top viruses na cultura do Fumo e Pratylenchus coffeae, Rotylenchulus reniforme, Spongospora subterrânea, Ralstonia solanacearum raça 1 e  Andean potato mottle virus das plantas cultivadas de Batata.

Os participantes, assim que providenciarem a impressão de seus certificados pelo site da Escola de Governo do Paraná, podem solicitar seu credenciamento junto à ADAPAR como Responsável Técnico (RT) para emissão de CFO/CFOC. Assim procedendo, poderão proceder com registros de Unidades de Produção e Consolidação de lotes vegetais, das culturas já citadas.

Estes procedimentos vêm de encontro à demanda de mercados que exigem certificação fitossanitária, para as transações comerciais entre Unidades da Federação ou ainda para exportação. As transações internacionais contam com a participação também do MAPA, que emite os Certificados Internacionais (CF) baseados nos certificados que estes RT’s emitem após seu credenciamento na ADAPAR.

GALERIA DE IMAGENS