Com participação da Adapar, evento em Curitiba debate mercado e tendência do consumo de proteínas animais 22/11/2023 - 16:09

Painel sobre suínos foi moderado pela Adapar em programação de evento promovido pela Ocepar

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) participou nesta semana do Fórum de Mercado, evento promovido pela Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) nesta terça (21) e quarta-feira (22). O evento aconteceu no hotel NH Curitiba The Five, na capital paranaense, e reuniu diretores comerciais e de mercado, dirigentes das cooperativas, produtores e técnicos.

A programação incluiu temas como o fortalecimento da competitividade e representatividade das cooperativas, desafios de mercado e tendências de consumo. O debate “Mercado de Proteína Animal” teve participação do coordenador de Sanidade de Suínos da Adapar, João Humberto Teotônio. “Foi um painel interessante no que se refere ao tema do mercado de proteína e às perspectivas de abertura para carne suína, uma frente que precisa ser trabalhada principalmente na questão da sanidade”, afirma. Teotônio moderou o debate entre a coordenadora de Inteligência de Mercado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Laiz Foltran, o vice-presidente da Peixe Brasil, Felipe Toquarto, e o deputado federal Luiz Nishimori.

De acordo com o coordenador de Sanidade de Suínos da Adapar, a sanidade agropecuária é muito importante na dinâmica do comércio mundial de proteína animal, por ser uma variável delicada. “Portanto, é algo a ser considerado para ser adequado e ponderado no contexto dos mercados externos” completa Teotônio.

PARTICIPAÇÃO - O diretor-presidente da Adapar, Otamir César Martins participou da abertura do evento, na terça-feira (21). “Este Fórum de Mercado aborda temas de muito interesse para o agronegócio, mostrando as oportunidades e os desafios para a manutenção e a abertura de novos mercados. Parabenizamos a Ocepar e todas as cooperativas envolvidas.