Castro é o 95º município a aderir ao Susaf e agroindústrias podem ampliar mercado 08/12/2023 - 10:54

O município de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, recebeu nesta quinta-feira (07) o certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR). Com isso, poderá credenciar agroindústrias que respeitam as normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para que comercializem seus produtos em todo território estadual. A cerimônia de entrega aconteceu no Parque de Exposições.

Até agora, 54 municípios paranaenses já aderiram ao Susaf de forma individual, outros 31 por meio do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (Cid Centro) e 10 pelo Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop). Na soma, 95 cidades já têm o benefício. O objetivo do governo estadual é ter, no mínimo, 200 adesões até 2026. Além disso, 55 pequenas agroindústrias já estão credenciadas e aproximadamente 20 municípios estão em processo de adesão.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, parabenizou o esforço do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) em prol da agroindústria familiar, num movimento para valorizar o que é produzido no estado, estimulando os pequenos e médios produtores. “A partir de agora, o Sistema de Inspeção Municipal pode indicar empresas que tenham esse jeito bom de funcionar, que podem passar a vender para 11 milhões de pessoas, toda a população paranaense. A gente torce para que percebam a oportunidade, caprichem nos produtos, fora tudo que Castro já faz na sua competente agricultura".

Para o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, o Susaf garante produto com qualidade sanitária. "Aqui tem ótimos produtos e ótimos produtores. Vocês estão conhecendo uma outra faceta da Adapar. A Adapar é conhecida pela fiscalização, mas estamos mostrando que estamos junto com vocês para o desenvolvimento de uma agroindústria que é pujante no Paraná, que é a agroindústria familiar".

OPORTUNIDADE - Uma das agroindústrias com perspectiva de ampliar a comercialização é a queijaria Melkland, que recebeu visita da equipe do Sistema Estadual de Agricultura após a cerimônia de entrega.

Criada em 2019, a queijaria foi uma estratégia dos proprietários Marco e Agnes Van der Vinne para diversificar a propriedade, que já atuavam na área da agricultura e da atividade leiteira. Hoje, produzem parmesão, gouda, cheddar, e o autoral “queijo Castro” - com casca lavada com cerveja artesanal também feita na cidade.  “No último ano começamos a nos preparar para atender um público maior. Há procura de pessoas que querem vender em outras cidades, lojas de queijos, então a ideia é que, assim que sair o Susaf, começar a atender esse público. A expectativa é aumentar pelo menos três vezes a produção”, conta o proprietário, Marco Van der Vinne.

No evento, ele agradeceu o esforço conjunto para adesão do município ao Susaf/PR. "Às vezes, como produtor, a gente não conhece o que vocês fazem. Mas hoje eu vejo o quanto foi feito. Esse trabalho traz vida para nós, nos dá motivação para produzir".

SUSAF - O Susaf foi criado por lei em 2013 e é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Ele pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem serviço de inspeção estruturado, que garanta que o produto é de qualidade.  "Com isso, a cidade tem condição de gerar mais emprego e renda. Para nós é motivo de orgulho", disse o prefeito de Castro, Álvaro Telles.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf-PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

PRESENÇAS - Também participaram do evento o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza; o chefe do núcleo regional da Seab em Ponta Grossa, Marcelo Hupalo; a gerente regional do IDR-Paraná, Luciane Curtes; o gerente regional da Adapar, Luiz Scheuer; o deputado estadual Moacyr Fadel; o presidente da Câmara Municipal de Castro, Neto Fadel; o secretário Municipal de Agricultura, Beto Marinho, além de produtores, lideranças municipais e servidores do Sistema Estadual de Agricultura.