Capacitação em gestão de contratos reforça trabalho da defesa agropecuária do Paraná 06/05/2025 - 13:32

Para fortalecer a excelência na administração pública e aprimorar o trabalho técnico e profissional, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) promove nesta semana uma capacitação em fiscalização e gestão de contratos na administração pública. O treinamento é voltado a 90 servidores da autarquia que atuam diretamente na gestão e fiscalização de contratos administrativos. A abertura oficial do evento aconteceu nesta terça-feira (06), na sede da Adapar, em Curitiba. A capacitação é realizada em parceria com a Escola de Gestão do Paraná e conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), Controladoria Geral do Estado (CGE-PR e da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap-PR).

A fiscalização e a gestão de contratos públicos consistem no acompanhamento da execução contratual para verificar o cumprimento das obrigações acordadas. Essa atividade garante a correta aplicação dos recursos e o alinhamento com as normas da administração pública. No dia a dia do serviço público, servidores que atuam nessa área precisam conhecer legislações, prazos, cláusulas contratuais e procedimentos de controle, além de manter diálogo constante com fornecedores e órgãos de controle.

Durante a abertura, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, ressaltou a importância da formação para o fortalecimento institucional. “Esse aqui é um momento simbólico. Sempre falo de gestão. Mas é preciso também organização e fortalecer o time. Fazer com que ele jogue junto, puxe a corda para o mesmo lado”, afirmou. Nunes também destacou a importância de criar um ambiente saudável e promissor. Para ele, a capacitação representa uma oportunidade essencial nesse sentido.

O secretário enalteceu ainda o trabalho realizado pela Adapar. “Estou há pouco mais de um mês como secretário e, por onde passo, as pessoas falam muito bem da Adapar. Os resultados são excelentes, como exemplo a recente abertura do mercado paranaense de suínos para o Chile”, destacou. A declaração faz referência à habilitação anunciada no fim de abril pelo ministro da Agricultura do Chile, após o reconhecimento do Paraná como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

“Para um governo que busca transparência e responsabilidade com a sociedade, essa é uma preocupação constante”, afirmou. Otamir também anunciou avanços na modernização da gestão. “Em breve entregaremos um sistema de ERP em parceria com o setor privado, que vai permitir maior controle integrado da área administrativa, especialmente na gestão de contratos”, explicou.

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning), em processo de implementação na área administrativa da Adapar, centraliza e integra informações e processos administrativos, otimizando a gestão interna da autarquia. A ferramenta permitirá maior controle sobre áreas como finanças, recursos humanos e contratos, facilitando o fluxo de informações e contribuindo para a tomada de decisões.

COMPROMISSO PÚBLICO - O secretário da Administração e da Previdência, Luiz Goulart Alves, destacou a relevância do tema. “Esse é o foco da nossa secretaria. Parabenizo todos vocês por estarem aqui dispostos a se aperfeiçoar. Nunca é demais aprender. E mais que a obrigação do servidor público, é o compromisso com o cidadão”, afirmou. Goulart também reforçou a importância do zelo com o recurso público. O representante da CGE, Rafael Deslandes, ressaltou que a capacitação é um importante instrumento de compromisso com a sociedade.

“É essencial a atuação de gestores de contratos integrados com os órgãos de controle interno, compliance e administração. Isso permite evitar problemas futuros e aperfeiçoar ainda mais os nossos trabalhos”, avaliou.

CAPACITAÇÃO - O curso conta com apresentações e debates sobre a gestão e fiscalização de contratos, com participação de profissionais da Seap, CGE, TCE e PGE.

A proposta é compartilhar experiências entre as secretarias e entidades com o objetivo de reforçar a atuação responsável dos servidores e o compromisso com o interesse público, por meio da boa utilização dos recursos da sociedade. O treinamento tem programação até esta quinta-feira (08).