Capacitação de fiscais de defesa agropecuária em fiscalização do uso do solo agrícola e certificação e rastreabilidade vegetal 26/11/2013 - 17:20

Entre os dias 18 e 22 de novembro de 2013, a ADAPAR realizou, em Guarapuava, a capacitação de 107 Engenheiros Agrônomos Fiscais de Defesa Agropecuária, para a execução dos Padrões de Processo Operacional (PPO) e Procedimentos Operacionais Padrão (POP) nas ações fiscalizatórias previstas nos Programas de Fiscalização do Uso do Solo Agrícola e de Certificação e Rastreabilidade Vegetal.

A capacitação foi realizada em duas turmas e envolveu Fiscais de todas as Unidades Locais de Sanidade Agropecuária (ULSA) da ADAPAR, favorecendo a interação e a troca de experiência entre os participantes. A padronização tem por objetivo a qualidade e o aumento da produtividade nos processos de fiscalização da ADAPAR e o treinamento nos padrões possibilita a harmonização das novas metas e procedimentos entre os ficais de todo o Estado.

No evento, também foi abordado o levantamento de detecção da lagarta Helicoverpa armigera no Estado do Paraná. Estiveram presentes o Diretor Presidente da ADAPAR, Inácio Afonso Kroetz, o Diretor de Defesa Agropecuária da ADAPAR, Adriano Luiz Ceni Riesemberg e o Gerente de Sanidade Vegetal, Marcílio Martins Araújo. Participaram como palestrantes a Coordenadora do Programa de Fiscalização do Uso do Solo Agrícola, Caroline T. Marçal; o Coordenador do Programa de Certificação e Rastreabilidade Vegetal, Paulo Eduardo Félix; e a Coordenadora do Programa de Sanidade das Grandes Culturas, Maria Celeste Marcondes.

Cabe ressaltar a preocupação dos dirigentes da ADAPAR quanto à importância da necessidade de capacitação continuada dos FDAs para que estes realizem o trabalho oficial de defesa agropecuária estadual, promovendo a imagem da ADAPAR, proporcionando um serviço de qualidade e excelência.

GALERIA DE IMAGENS