CONTROLE DO USO DE AGROTÓXICOS NOS ALIMENTOS
PRODUZIDOS NO PARANÁ
09/10/2015 - 17:23


No dia 08 de outubro a ADAPAR apresentou os resultados das análises de amostras fiscais coletadas em propriedades agrícolas, visando verificar o uso de agrotóxicos nos alimentos produzidos no Estado. No período de outubro de 2014 a agosto de 2015, foram analisadas 245 amostras de diferentes culturas e, conforme demonstrado nos gráficos abaixo, verificou-se que cerca de 85% das amostras encontravam-se em conformidade com a legislação (139 + 70), ou seja, os níveis de resíduos de agrotóxicos estavam dentro dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ou encontravam-se livres de resíduos.

Nas amostras restantes (6 + 30), houve infrações devido ao uso de agrotóxicos não autorizados para as culturas amostradas ou com níveis de resíduos acima dos limites estabelecidos. Nesses casos foram lavrados autos de infração para apurar responsabilidades.

À Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR, compete fiscalizar o comércio e uso de agrotóxicos destinados ao controle de pragas e doenças das culturas agrícolas e para tanto faz o cadastro dos agrotóxicos registrados pelo MAPA, registra os estabelecimentos que comercializam agrotóxicos, controla a venda e a prescrição das receitas e por meio das análises de amostras de alimentos coletadas nos locais onde são produzidos, fiscaliza o uso dos agrotóxicos. No site da ADAPAR, em Serviços e Produtos, o profissional interessado em orientar os produtores rurais encontra a lista de agrotóxicos liberados para comércio e uso no Paraná e a relação de estabelecimentos comerciais registrados.

GALERIA DE IMAGENS