Brucelose e Tuberculose - Laticínios da região de Dois Vizinhos recebem orientação sobre portarias da Adapar 07/06/2016 - 15:10

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), por meio da Unidade Local de Sanidade Agropecuária (ULSA) de Dois Vizinhos, promoveu no mês de maio (último) um encontro para orientar sobre os critérios para o fornecimento e recebimento de leite “in natura” em estabelecimentos sob inspeção oficial localizados no estado do Paraná, a saber, portarias nº 195 e 196 de 2014 da Adapar. As referidas portarias foram desenvolvidas em apoio ao Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose - PECEBT

O encontro contou com a participação dos proprietários dos laticínios sob chancela dos serviços de inspeção municipal, estadual e federal, bem como os responsáveis técnicos, médicos veterinários habilitados, representantes da secretaria municipal de agricultura, vigilância sanitária local e Fiscais da Defesa Agropecuária (FDA) da Adapar de Dois Vizinhos.
Na ocasião foram abordadas questões relacionadas sobre a correta interpretação das portarias emitidas pela Adapar, que foram tem como objetivo auxiliar no monitoramento da brucelose e tuberculose na cadeia leiteira do Estado. Foram elencados pelos FDAs da Adapar, os ajustes necessários ao cumprimento das portarias, por parte dos laticínios e produtores rurais.

Tanto a brucelose como a tuberculose são doenças infectocontagiosas transmissíveis ao homem e estão disseminadas em todo o território nacional. Estas enfermidades causam grandes prejuízos econômicos, como imposição de barreiras sanitárias, que dificultam o acesso aos mercados. Causam ainda queda na produção leiteira, aumento de intervalo entre partos, queda no número de nascimento de bezerros e grande impacto na saúde pública.

As portarias podem ser acessadas no portal da Adapar em: Legislação / Atos Administrativos / Portarias 2014

GALERIA DE IMAGENS