Atualização de cadastro de produtores de ostras no Paraná 27/05/2022 - 12:32

Seguindo a campanha de atualização de rebanhos no Paraná, onde todos os animais de produção devem ser cadastrados e seu saldo atualizado, a produção de animais aquáticos também está incluída. No dia 25 de maio, os Fiscais de Defesa Agropecuária e Assistente de Fiscalização da Adapar da Unidade Regional de Sanidade Agropecuária de Paranaguá, estiveram no município de Guaraqueçaba para realizar o cadastramento e atualização de cadastro dos produtores de ostras (moluscos bivalves) das ilhas e regiões costeiras do município.

Segundo o Gerente Regional de Paranaguá da Adapar, o médico veterinário Elio Creddo, este é um trabalho diferenciado, pois somente no litoral temos estes cultivos de ostras. “É um passo importante, sendo base para o início do Programa Nacional de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves - PNCMB no Paraná”, afirma Creddo.

O Programa será responsável pelo monitoramento das ostras nestes locais, informa o médico veterinário Claudio Sobezak, coordenador do Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos. O monitoramento será realizado com base nos testes de água e de amostras de ostras coletadas, e tem como objetivo detectar possíveis contaminações microbiológicas e biotoxinas marinhas. O monitoramento a ser implantado será essencial para garantir a qualidade e segurança destes alimentos.

Atualmente, nas baías de Guaratuba e Paranaguá, há em torno de 60 famílias vivendo da atividade de produção (ostreicultura), sem contar com a atividade extrativista. As ostras apresentam grande importância econômica para várias regiões litorâneas, visto que a produção no Paraná está acima de 100 mil dúzias/ano.

Informação: As ostras são moluscos bivalves que se desenvolvem em águas marinhas dentro de conchas duplas de formatos irregulares. As ostras alimentam-se de plâncton, algas e outros microorganismos através do processo de filtração da água, e em caso de contaminação das águas, podem passar a contaminar temporariamente as ostras. As ostras são apreciadas em diversos pratos culinários, inclusive sendo consumidas in natura.