Alerta a ocorrência de encefalomielite em equinos na Argentina 29/11/2023 - 10:48

O Serviço de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina, informou a ocorrência de focos de Encefalimielite Equina em Corrientes e Santa Fé, em equinos com sinais nervosos e mortalidade. A tipificação viral esta sendo realizada pelo Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA) Castelar e Instituto Vanella de la Universidad Nacional de Córdoba. A movimentação dos equideos nas províncias afetadas está suspensa pelas autoridades locais.

A encefalomielite equina é um vírus (Alphavirus da família Togaviridae) e sua transmissão se dá por picada de mosquitos vetores. Os reservatórios são aves, roedores e répteis, sendo os equinos e o homem, hospedeiros acidentais. O período de incubação é de 5 a 14 dias após a picada do mosquito infectado. Trata-se de uma zoonose de notificação obrigatória e imediata.

A doença clínica em cavalos é caracterizada por febre, anorexia e depressão. Em casos graves, pode progredir para hiperexcitabilidade, cegueira, ataxia, depressão mental grave, decúbito, convulsões e morte.

A Adapar alerta que qualquer sinal nervoso em equinos deve ser imediatamente notificado. É necessário atenção às boas práticas quanto a diminuição de presença de mosquitos nos animais e nos estábulos. Sugere-se ainda que os animais não vacinados recebam a vacina.