Adesão ao Susaf/PR fortalece agroindústrias do Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Estado 24/11/2023 - 15:57

Três novos municípios do Centro-Sul do estado receberam o certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR) nesta semana. Os municípios que receberam o certificado foram Laranjeiras do Sul, Guaraniaçu e Nova Laranjeiras.

Nesta sexta-feira (24), os municípios de Guaraniaçu e Nova Laranjeiras receberam os certificados. Em Guaraniaçu, a solenidade de entrega ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. Em Nova Laranjeiras, a entrega aconteceu no Centro do Idoso e contou com a participação do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins. “Com a adesão ao Susaf, os municípios poderão credenciar agroindústrias que respeitem as normas do Sistema de Inspeção Municipal para comercializarem seus produtos em todo território estadual”, explica.

Em Laranjeiras do Sul, a entrega do certificado aconteceu na quinta-feira (23), na sede da Prefeitura Municipal. O prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, disse que a adesão abre fronteiras importantes ao município. “A novidade abre perspectivas para a adesão futura ao Sistema Brasileiro de Inspeção (SISB), viabilizando a comercialização em todo o território nacional” completa.

As entregas também contaram com a presença de representantes da comunidade, da Adapar, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) e do chefe do núcleo regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Laranjeiras do Sul, Valter Rodacki.

AGROINDÚSTRIA – Além dos municípios, a Queijaria Maragon, de Saudade do Iguaçu, no Sudoeste, também recebeu o certificado nesta sexta-feira (24) e poderá ampliar sua comercialização. O diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, esteve presente para a entrega, acompanhado da chefe do núcleo regional da Seab em Pato Branco, Leunira Tesser e do gerente regional da Adapar em Pato Branco, Pedro Castro Tondo.

SUSAF - O Susaf foi criado por lei em 2013 e é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Ele pode ser concedido pela Adapar aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem serviço de inspeção estruturado, que garanta que o produto é de qualidade.

ADESÃO - Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

Os consumidores podem verificar no site da Adapar os municípios cadastrados no Susaf/PR. A pessoa interessada será encaminhada ao site dos municípios, onde estão disponíveis as informações dos estabelecimentos e dos produtos indicados ao Susaf/PR.