Adapar terá programação sobre sanidade e comercialização da agroindústria familiar no Show Rural 2024 02/02/2024 - 11:16

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) marcará presença na 36ª edição do Show Rural Copavel 2024, que acontece em Cascavel entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A delegação da Adapar inclui técnicos e dirigentes que conduzirão discussões sobre temas sanitários relevantes na atualidade, como a prevenção de doenças em lavouras e rebanhos, e as estratégias para ampliar comercialização da agricultura familiar.

A equipe da Adapar será composta por aproximadamente 30 integrantes, servidores das regiões de Cascavel, Toledo e Laranjeiras do Sul, coordenadores, gerentes e diretores. O grupo atuará em conjunto com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR – Paraná), além de participar de eventos com produtores e entidades do setor sobre Influenza Aviária, Sanidade Avícola, Sanidade de Suínos, Greening e o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (SUSAF/PR).

PREVENÇÃO À INFLUENZA AVIÁRIA – Diariamente, ao longo de todo o Show Rural, no Centro Tecnológico de Avicultura - CTA, sempre com início às 14h00, a equipe da ADAPAR promoverá a palestra “Avicultor, mantenha seu plantel livre da Influenza Aviária, venha saber como.” discorrendo sobre a importância da biosseguridade, sinais nas aves e ainda apresentarão mapa de concentração de produção avícola no Estado e nas regiões. Neste mesmo espaço os servidores da ADAPAR ocuparão um estande próprio, interagindo com o público participante e distribuindo materiais educativos sobre o tema.

BOVINOCULTURA LEITEIRA – Já no Estande Bovinocultura Leiteira do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR Paraná, os técnicos da ADAPAR irão interagir com o público participante explanando sobre as principais medidas para a prevenção e o controle da raiva dos herbívoros, da brucelose e da tuberculose.  O estande da Pecuária Leiteira tem por objetivo apresentar uma sequência de temas relacionados à produção de bovinos de leite desde a produção de pasto até a obtenção do produto final, em quantidade e com qualidade, destacando aspectos sobre instalações e manejo, nutrição, sanidade, bem-estar e reprodução.

GREENING – Diante da emergência fitossanitária no Estado do Paraná, decretada em função do greening, a Adapar promoverá um debate atualizado acerca das práticas de prevenção e controle da doença e de seu vetor.  Assim, diariamente, no Estande da Fruticultura do IDR, os engenheiros agrônomos da ADAPAR irão interagir com o público participante por meio da distribuição de folders educativos sobre prevenção do greening e por meio da exposição de Banners educativos com a inserção de QRcode que conduzirá o participante a acessar as cartilhas educativas digitalizadas disponíveis nos destaques fixos do Instagram da ADAPAR. 

REUNIÕES COMITÊ DE SANIDADE - Na quarta-feira (07), a partir das 09h00, a Casa do Cooperativismo será palco da reunião do Comitê de Sanidade Avícola (COESA Paraná). Neste mesmo dia e local, a partir das 14h00, será realizada  a reunião do Comitê Estadual de Sanidade de Suínos (COESUI Paraná).

Ambos os encontros têm como objetivo propor medidas e ações voltadas para a proteção e aprimoramento das práticas de defesa agropecuária, garantindo que todas as medidas sejam adotadas com rigor.

SUSAF NO SHOW RURAL – Também integra a programação do evento a entrega de certificados de adesão ao SUSAF/PR para os municípios de Diamante D’Oeste, Matelândia e Ouro Verde. O evento ocorrerá na terça-feira (06) às 10h00, no espaço do Sistema Estadual de Agricultura do Estado – SEAGRI. Criado em 2013 e regulamentado em 2020, o SUSAF permite que pequenas agroindústrias locais expandam sua comercialização para todo o território paranaense.

SHOW RURAL – O Show Rural de Cascavel é uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina e tem apoio do Governo do. Além disso, diversas secretarias aproveitam para apresentar políticas públicas para o meio rural. No ano passado a feira registrou 384 mil visitantes, recorde de público. Foram movimentados R$ 5 bilhões em negócios (financiamentos, contratos, parcerias e compras) para modernização do campo e dos sistemas de produção.