Adapar recebe prêmio de destaque em Integridade e Compliance da CGE/PR 24/11/2023 - 11:53

Adapar foi reconhecida no Congresso de Governança Pública da CGE/PR com Prêmio Destaque em Integridade e Compliance

 

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) foi reconhecida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE/PR) entre os destaques na categoria Integridade e Compliance, recebendo o Prêmio de Agentes Destaques em 2023. A premiação contemplou o Agente de Integridade e Compliance da Adapar, Adriano Munhoz Pereira.

O prêmio foi entregue na quarta-feira (22), durante o Congresso de Governança Pública da Controladoria-Geral do Estado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba. O evento que reuniu cerca de 800 pessoas de todo o estado, também incluiu o 4º Simpósio Paranaense de Combate à Corrupção e a 2ª Semana de Ouvidoria.

A premiação reforça o comprometimento e a atuação proativa do servidor na promoção e implementação do Programa de Integridade e Compliance na Adapar.

Munhoz afirma que a conquista estimula a dar continuidade às outras etapas do programa. “Penso que se trata de reconhecimento pelo comprometimento dos servidores que participaram ativamente nas entrevistas e da urna online, para identificarmos os principais riscos da organização” aponta.

“Vale ressaltar a liderança do Diretor Presidente e Diretores, com participação na avaliação dos riscos e definição das medidas de mitigação a serem implementadas em 2024, a partir da publicação do Plano de Integridade. O apoio de agentes de compliance e servidores de órgãos como a SEAB, PGE e CGE também foi imprescindível para a implementação do programa na Adapar” completa.

O diretor administrativo-financeiro da Adapar, Adalberto Luiz Valiati, esteve presente na cerimônia para representar o diretor-presidente Otamir César Martins.

PROGRAMA - O Programa de Integridade e Compliance na Administração Pública Estadual foi instituído por meio da Lei nº 19.857/2019 e regulamentado pelo Decreto nº 2.902/2019. Seu objetivo principal é a incorporação de princípios éticos e normas de conduta, o fortalecimento da estrutura de governança pública, aprimoramento dos controles internos, estímulo à inovação e adoção de boas práticas de gestão.

APRIMORAMENTO – Na Adapar, o programa encontra-se em fase de implementação, porém com diversas etapas já realizadas. Foram conduzidas 207 entrevistas virtuais com 574 servidores de todas as unidades e níveis hierárquicos, visando identificar os principais riscos e vulnerabilidades da agência. Posteriormente, os 49 riscos identificados foram classificados em níveis de baixo, médio, alto e crítico.

Atualmente, o programa está na etapa de validação das medidas de mitigação, por meio de planos de ação, para os 35 riscos identificados nos níveis alto e crítico. Simultaneamente a esta etapa, segue andamento a definição dos riscos que farão parte do plano estratégico da Adapar.

PREMIAÇÃO – Os agentes destaque de 202 foram eleitos por votação entre pares. A controladora-geral do Estado, Luciana Silva, agradeceu o empenho e comprometimento de todos e entregou os certificados de premiação.