Adapar realiza palestras sobre biosseguridade em granjas de suínos 04/09/2019 - 12:14
A adapar, por meio da Coordenação de Sanidade dos Suínos, realizou nos dias 27 e 29 de agosto, reunião técnica sobre o tema “Biosseguridade em Granjas de Suínos”. Participaram cerca de 100 pessoas, entre médicos veterinários sanitaristas e suinocultores de diversos municípios da região de Ponta Grossa e Irati.
A Portaria 265 de 17 de setembro de 2018 da Adapar, que estabelece biosseguridade mínima para granjas comerciais no Estado do Paraná, foi a primeira do país a tratar especificamente do assunto.
Segundo João Humberto Teotônio de Castro, coordenador do programa de sanidade dos suínos, o objetivo é de aumentar o nível sanitário da suinocultura industrial com a melhoria de padrões de biosseguridade das granjas, que é um anseio da própria cadeia suinícola.
“As palestras visam proporcionar maior acesso de informações e esclarecimentos sobre a boa implantação da referida norma, que foi acolhida com bons ânimos pelo setor, pois há um entendimento que essa iniciativa fortalece e protege o rebanho paranaense, tornando mais competitivo para conseguir melhores mercados”, afirma Teotônio.
A portaria está em fase de implantação, sendo que o prazo para adequações as novas regras é novembro de 2019.
A palestra em Ponta Grossa foi apresentada na estação experimental do Iapar e a de Irati, na Câmara Municipal de Vereadores do município. Dois eventos semelhantes foram ministrados em Toledo e Cascavel no mês de junho.