Adapar realiza operação de fiscalização e orientação sobre Defesa Sanitária Vegetal 25/09/2024 - 16:29

A operação abrangeu município da regional de Laranjeiras do Sul e foi conduzida por dez fiscais de defesa agropecuária


A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) realizou entre os dias 17 e 19 de agosto a Operação Varredura em propriedades da regional de Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do Estado. Foram realizadas ações de fiscalização e orientação em 40 comércios de insumos agrícolas e em propriedades rurais, envolvendo dez fiscais de defesa agropecuária.

Eles percorreram os municípios de Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu, Guaraniaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras centrando o trabalho em pontos estratégicos, com base na análise de risco. Foram coletadas amostras de fertilizantes e sementes no comércio para verificar a qualidade dos produtos.

Com a operação foi possível identificar irregularidades na comercialização de insumos e a ocorrência da utilização de produtos com registro proibido no Paraná. Também foram levantados dados para ações de monitoramento do caruru-gigante Amaranthus palmeri.

A planta daninha ainda não está presente no Paraná, mas é altamente invasora e de difícil controle. Para mitigar o risco de entrada da praga, os agricultores foram orientados sobre a importância da limpeza das máquinas e implementos agrícolas no trânsito entre as propriedades.

Vários agricultores que possuem lavouras próximas às áreas de criação do bicho-da-seda tiveram seus pulverizadores inspecionados para a verificação da regulagem de aplicação de agrotóxicos.

Também foram orientados sobre o armazenamento e sobre os fatores que interferem na correta aplicação de agrotóxicos, como as condições meteorológicas, ponta de pulverização e regulagem do equipamento, que podem provocar a deriva e comprometer culturas e criações adjacentes.