Adapar realiza cursos integrados de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO/CFOC) 22/05/2014 - 17:00

Terminam hoje mais cinco cursos de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO/CFOC) oferecidos pela Adapar e iniciados em 19 de maio, no Centro de Difusão de Tecnologia do Iapar, em Londrina.

O conteúdo dos cursos abrange aspectos legais e técnicos voltados à prevenção, controle e erradicação de pragas quarentenárias, conforme determinado nas Instruções Normativas MAPA nºs 54/07, 55/07 e 59/13, e nas Instruções Normativas especificas das pragas quarentenárias das seguintes culturas: pinus, tomate, batata, pimentão, fumo, citros, soja, banana, uva, maracujá e abacate. Participam dos cursos 110 profissionais, entre Engenheiros Agrônomos e Engenheiros Florestais da Iniciativa Privada, dos estados do PR, SP, ES, TO, BA, DF, GO e MG. Além destes, participam 38 fiscais de defesa agropecuária da Adapar.

Os cursos contam com as palestras de pesquisadores e especialistas de diversas instituições do Estado, entre as quais a Emater, Embrapa Florestas, Embrapa Soja, Iapar, MAPA e também dos coordenadores de Programas da ADAPAR. 

Clique aqui para acessar os conteúdos das palestras.

O gerente de sanidade vegetal da Adapar, Engenheiro Agrônomo Marcílio Martins de Araújo avalia que a nova forma de realização dos cursos, concentrados numa única semana, possibilita uma maior eficiência ao processos de capacitação de RT's, otimizando os recursos mobilizados, inclusive o tempo dos participantes que anteriormente passavam por dois dias de curso para se capacitar em apenas uma praga quarentenária e agora podem participar de mais de um curso na mesma semana.

Os profissionais aprovados no curso poderão se credenciar na ADAPAR e nos Órgãos de Defesa Vegetal de outros Estados, para emitir Certificado Fitossanitário de Origem e Consolidado (CFO/CFOC), de acordo com os módulos cursados. Ao ampliar a disponibilidade de profissionais habilitados a ADAPAR objetiva melhorar cada vez mais a situação fitossanitária paranaense, essencial para o acesso dos produtos paranaenses aos mercados nacional e internacional.

GALERIA DE IMAGENS