Adapar realiza Palesta Técnica no Workshop "Práticas Agronômicas em Planos de Conservação de Solos", em Maringá. 19/04/2016 - 14:10

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), por meio da equipe de Fiscais da Gerência de Sanidade Vegetal, vem atuando intensamente na promoção da conservação do solo agrícola do Paraná.

Com o objetivo de levar a conhecimento do público as suas ações, o coordenador do Programa Estadual de Fiscalização do Uso do Solo Agrícola da Adapar, o Fiscal de Defesa Agropecuária (FDA) Luiz Renato Barbosa, proferiu palestra com o tema “Práticas Agronômicas em Planos de Conservação de Solos”, apresentando o cenário atual da conservação de solos e águas no Estado, a legislação do uso do solo agrícola, atribuições da Adapar frente às denúncias por mau uso do solo, bem como os números atuais de denúncias recebidas e dos processos administrativos em trâmite na agência.

O Evento, iniciativa do CREA-PR e das demais entidades ligadas ao tema, aconteceu no dia 15 de abril de 2016 no município de Maringá e contou com a participação de 198 profissionais da agronomia. Os assuntos abordados, além da apresentação das ações da Adapar, trataram de temas como ética profissional e legislação profissional aplicável a conservação de solos e águas, seguidos de debate aberto ao público.

Após o debate e questionamentos feitos aos palestrantes, foi apresentado o tema “Planos Práticos de Conservação de Solos”, com relato da história dos programas de conservação de solos desenvolvidos no Paraná e resultados obtidos ao longo dos anos por meio de ações conjuntas entre setor público e privado.

No encerramento os organizadores anunciaram as ações previstas para 2016, mencionado novos eventos práticos de planejamento conservacionista e a realização de cursos para os profissionais da agronomia, a serem desenvolvidos em parceria pelo SENAR, CREA-PR e Adapar.

GALERIA DE IMAGENS