Adapar publica novo Regimento Interno com atualização da estrutura e competências institucionais 11/04/2025 - 14:09
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) passa a contar com um novo Regimento Interno, aprovado pela Portaria nº 111, de 1º de abril de 2025, e publicado no Diário Oficial nº. 11881 em 09 de abril. A medida revoga o regimento anterior, em vigor desde 2013, e consolida avanços na gestão, estrutura e definição de competências da instituição.
A nova norma reforça os princípios de atuação da Adapar, como a valorização de equipes multidisciplinares, o foco no atendimento ao cidadão e a promoção da educação sanitária. O texto também fortalece a articulação institucional com base em planejamento estratégico e no alinhamento com políticas públicas estaduais.
Entre os principais pontos, o Regimento detalha a estrutura organizacional completa da Adapar, incluindo diretorias, departamentos, divisões, unidades técnicas e escritórios regionais e locais; e as atribuições dos setores nas áreas de sanidade animal, sanidade vegetal, inspeção de produtos, laboratórios e suporte técnico.
O regimento também inaugura e regulamenta novas divisões técnicas, além de detalhar a atuação da Unidade Técnica de Integridade e Compliance, incluindo ouvidoria, corregedoria e a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Outra novidade é a formalização de áreas específicas de planejamento, inovação, comunicação e projetos, além da organização da área de tecnologia da informação (UTTI).
MODERNIZAÇÃO – O diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, explicou que a construção do novo regimento interno se pautou no acompanhamento das demandas contemporâneas. “Desde o início dos trabalhos, levamos ao grupo de trabalho a necessidade de promover um avanço na estrutura da Adapar, com ações mais claras e objetivas, voltadas à consolidação da defesa agropecuária nos dias de hoje”, diz Otamir.
“Os princípios norteadores devem ser internalizados por todos nós. Precisamos de uma estrutura moderna, eficiente, integrada e comprometida com a proteção da produção agropecuária e da saúde pública, beneficiando diretamente toda a sociedade paranaense”, completa o diretor-presidente.
Adalberto Valiati, diretor Administrativo-Financeiro da Adapar, destaca que o regimento é essencial para a atuação da defesa agropecuária. “É ele que nos direciona. É o caminho para continuarmos prestando serviços de apoio à sociedade com qualidade e segurança”.
Rubens Chaguri de Oliveira, chefe do Departamento de Laboratórios (DLAB) da Adapar e coordenador do projeto de construção do novo regimento, ressalta que a mudança marca uma nova fase para a Agência.
“O novo regimento interno contou com ampla participação dos servidores, representando uma nova fase para a Adapar. A modernização da estrutura visa à atuação integrada entre as diferentes unidades da instituição, em busca de soluções para atender às necessidades da sociedade no âmbito da defesa agropecuária”.
ACESSO - O novo regimento pode ser acessado através deste Link.