Adapar promove evento para ambientar novos servidores da defesa agropecuária do Estado 21/05/2024 - 09:06
Formato de evento que visa integrar e promover inovação aos novos servidores é inédito na Agência; evento conta com transmissão ao vivo no Youtube da Adapar
Diretrizes, atuação e o papel da defesa agropecuária no Estado. Estes são os principais pontos que a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) promove em novo formato, de uma ambientação para novos servidores da Adapar. A “Ambientação Institucional para novos servidores da Adapar” acontece agora, nesta terça-feira (21), e segue até a próxima quinta-feira (23).
O evento é realizado na Sala de Reuniões do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), e visa integrar novos servidores à diretoria, departamentos e escritórios da Adapar. O formato de ambientação de novos servidores é inédito na Adapar, que conta com painéis com rodas de debate, além de espaço para dúvidas e apontamentos dos servidores.
A ambientação contará com a presença de 20 médicos veterinários recém-nomeados para cargos de Fiscais de Defesa Agropecuária entre os anos de 2022 e 2024. Estes veterinários, que atualmente atuam em escritórios locais de todo o Estado, são o público-alvo do evento.
“A Adapar vem buscando a inovação em diversas áreas. Devido a isto, o formato dessa ambientação faz parte deste processo, de levar o conhecimento de uma maneira mais participativa destes novos servidores, fomentando o desenvolvimento de comportamentos inovadores” afirma Caroline Marçal, coordenadora do evento e colaboradora da Assessoria Técnica do Gabinete (ATG).
Representantes do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), sistema que inclui a Adapar, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), IDR-Paraná e as Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa/PR), estarão presentes no evento.
A solenidade de abertura conta com a fala do diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins. O secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Natalino Avance de Souza, também estará presente para contribuir na ambientação. Também se apresentam aos fiscais recém-chegados, os diretores-presidentes do IDR-Paraná e Ceasa/PR, Richard Golba e Eder Eduardo Bublitz. Chefes de departamentos, de escritórios regionais e locais, coordenadores de programas e demais fiscais também farão exposições no evento.
AMBIENTAÇÃO — O evento é estruturado em painéis com moderadores e rodas de debates entre os palestrantes. Os temas abordados incluem o panorama e desafios da agropecuária paranaense, a estrutura organizacional da Adapar, estratégias de comunicação assertiva, plano de comunicação, desempenho e mentoria de atuação, planejamento dos escritórios locais e o papel do chefe regional no desenvolvimento. Também serão discutidas experiências no trabalho em rede, melhorias na estrutura regional, ética e combate ao assédio nas relações de trabalho e nos processos de fiscalização.
PARTICIPAÇÃO — Os novos servidores terão espaço para realizar perguntas após cada painel e, ao final de cada dia, apresentarão os “insights”, que consistem nas percepções e entendimentos adquiridos ao longo das atividades.
A ambientação tem transmissão ao vivo, e o acesso está disponível através deste LINK.