Adapar participa do II Workshop de Tecnologias para Destinação de Animais Mortos 18/11/2016 - 09:30

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promoveu no dia 09 (último) em Concórdia – SC, o II Workshop de Tecnologias para Destinação de Animais Mortos - TEC-DAN. O evento reuniu representantes dos órgãos de defesa agropecuária dos 3 estados do sul, cooperativas, associações e indústrias afetas ao tema e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). O projeto TEC-DAN tem o propósito de discutir soluções tecnológicas e subsidiar a formulação de normativas pelo Mapa, para a correta destinação de animais mortos ao longo da cadeia produtiva de aves, suínos e bovinos.

Estima-se aproximadamente a quantidade de 1,2 milhões de toneladas de animais mortos no país por ano, sendo a região sul a maior geradora deste passivo, devido ao adensamento e alta produção pecuária, considerando as cadeias de aves, suínos e bovinos.

Os temas abordados discutiram assuntos como: possíveis tecnologias para destinação; biosseguridade; análise de risco para remoção de animais mortos das propriedades rurais; perspectivas quanto ao uso de animais mortos para produção de farinhas e atividades práticas sobre as tecnologias aplicadas.

Participaram o Gerente de Saúde Animal Rafael Gonçalves Dias e o Fiscal de Defesa Agropecuária João Humberto Teotônio de Castro. “A participação da Adapar é fundamental, na medida que a destinação de animais mortos é uma questão de interesse da Defesa Agropecuária, uma vez que pode ser importante ponto de risco sanitário.”, relata Teotônio de Castro.

GALERIA DE IMAGENS