Adapar participa de workshop sobre combate a insumos agrícolas ilegais 21/05/2025 - 15:32

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) participou, nesta terça-feira (20), no auditório do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, do Workshop de Mercado de Insumos Agrícolas Ilegais. O evento foi proposto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), pela CropLife Brasil — associação civil que representa empresas do setor de pesquisa e desenvolvimento de soluções agrícolas — e pela própria Adapar.

O workshop teve como objetivo informar e orientar as equipes de fiscalização e forças de segurança sobre as principais formas de falsificação, adulteração e comercialização de insumos ilegais. A proposta reforça a importância da integração entre órgãos de segurança, iniciativa privada e instituições públicas para o enfrentamento dessas ilegalidades, que impactam diretamente a saúde pública, o meio ambiente, a economia e a sociedade.

Durante o workshop, foram debatidos o panorama do mercado ilegal de agrotóxicos, ações de policiamento na fronteira, estratégias de repressão aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal e o uso de tecnologias, como espectrômetros portáteis, na fiscalização federal. Também foram discutidas iniciativas contra a pirataria de sementes e mudas, bem como a importância das parcerias público-privadas no combate ao comércio ilegal de insumos.

O diretor-presidente, Otamir Cesar Martins, destacou a atuação da agência na fiscalização de insumos agropecuários como essencial para a manutenção da sanidade vegetal e da segurança alimentar no Paraná.

No circuito de palestras, o chefe do Departamento de Sanidade Vegetal (Desv), Paulo Brandão, apresentou as ações realizadas pela Adapar no combate ao comércio ilegal de insumos em todo o Paraná. A autarquia é a entidade responsável por fiscalizar o comércio, o transporte, o armazenamento e o uso de agrotóxicos e fertilizantes, além de manter e incentivar o cadastro ativo desses produtos no território paranaense.