Adapar participa da Conferência Estadual de Conservação do Solo e da Água no Rio Grande do Sul. 14/12/2015 - 09:48

No dia 03 de dezembro, a Adapar esteve presente na Conferência Estadual de Conservação do Solo e da Água, realizada em Porto Alegre – RS. O evento foi realizado pela SARGS – Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul e contou com palestras de diversas instituições como: Embrapa – RS; Agência Nacional de Águas; Universidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina; Emater – RS e participação da SEMA – RS. O objetivo foi identificar bases tecnológicas para subsidiar políticas públicas em manejo e conservação do solo e da água no Estado, integrando profissionais do Sistema Confea/Crea, para promover e apoiar projetos e atividades orientadas à implantação da agricultura conservacionista no Rio Grande do Sul.

A Fiscal de Defesa Agropecuária (FDA) da Adapar da Unidade Regional de Sanidade Agropecuária (URS) de Guarapuava, engenheira agrônoma Antoniele Serpa, apresentou palestra com o tema: “Legislação de Uso do Solo, experiência do Paraná”. Na oportunidade, foram abordados assuntos acerca da legislação que alicerça a fiscalização do uso do solo agrícola no Estado do Paraná, os objetivos do Programa de Fiscalização do Uso do Solo da Adapar e, as responsabilidades dos produtores rurais e dos responsáveis técnicos. Antoniele falou ainda sobre as penalidades cabíveis ao não cumprimento da Lei, bem como o procedimento administrativo. A Fiscal destacou que, devido à confiança excessiva no plantio direto, deixou-se de utilizar práticas elementares, como por exemplo plantio em nível. “Hoje, utilizam-se máquinas agrícolas cada vez maiores e a consequência disso é a retirada parcial (1 a cada dois) ou total dos terraços, resultando em perdas muito grandes de solos, água e nutrientes, ocorrendo contaminação em cursos de água” - relatou Antoniele. Foi explanado sobre o trabalho que a Adapar vem realizando a campo, notificando os responsáveis por áreas com erosão, para que apresente laudo técnico, ou Planejamento Conservacionista realizado por profissional habilitado. Antoniele demonstrou situações encontradas por FDA de várias Unidades Locais de Sanidade Agropecuária e o enquadramento utilizado, bem como o antes e depois de algumas áreas notificadas.

A participação da Adapar no evento reforça a parceria entre os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, que trocam experiências para melhoria contínua de seus serviços de defesa agropecuária.

GALERIA DE IMAGENS