Adapar participa da 1º Semana Acadêmica da UCP em Pitanga 17/06/2016 - 15:32

No dia 07 de junho, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) participou da 1º Semana Acadêmica de Agronomia e Agronegócio da Faculdade do Centro do Paraná (UCP), no município de Pitanga, abordando o tema sobre a relação entre a produção agrícola e os cuidados com o meio ambiente.

A Adapar foi convidada a participar do evento devido ao trabalho de fiscalização que vem realizando em relação ao uso do solo agrícola. O Fiscal de Defesa Agropecuária (FDA), engenheiro agrônomo Eduardo Simprini, ministrou palestra denominada “Solo Agrícola: Capacidade de Uso, Fiscalização e Práticas Conservacionistas”. Foram abordados conceitos sobre solo agrícola, as classes de capacidade de uso do solo, os problemas de manejo, as causas e tipos de erosão, atuação da fiscalização e apresentação de práticas visando a conservação do solo e da água.

Para os 108 participantes, acadêmicos do primeiro semestre do curso de agronomia, a temática apresentada despertou interesse na área, com enfoque no uso correto do solo agrícola. Atualmente, o manejo incorreto vem acarretando problemas crescentes de degradação do solo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 69% dos solos agrícolas mundiais apresentam grau de degradação e 25% estão altamente degradados, com problemas de erosão, perda de água e biodiversidade. A previsão da FAO é de que a superfície agrícola por habitante por ano, se reduzirá pela metade até 2050, sendo necessário intensificar o uso e o aproveitamento da área em busca de uma melhor produtividade, e só será possível com manejo correto do solo agrícola.

A Adapar conta com o Programa de “Uso do Solo Agrícola” que tem como finalidade promover o manejo adequado e conservação do solo e da água, evitando-se, assim, a erosão e a degradação do solo, em todas as suas formas.

GALERIA DE IMAGENS