Adapar oficializa a adesão de Guamiranga ao Susaf-PR durante 1ª Festa do Fumicultor 17/11/2025 - 13:30

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) participou, nesta sexta-feira (14) da de mais uma certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-PR), desta vez para o município de Guamiranga, localizado na região Centro-Sul do Estado. A oficialização aconteceu durante a abertura da 1ª Festa do Fumicultor, que celebra a Fumicultura, principal atividade da cidade que, em 2024, produziu mais de R$135 milhões, o que representa quase 40% da economia agropecuária municipal.

O Selo Susaf-PR foi entregue ao atual prefeito, Marcelo Leite, pelo diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, Renato Rezende Young Blood, que representou a agência no evento. Na ocasião, o engenheiro agrônomo falou sobre a importância da certificação, tanto para os municípios quanto para as agroindústrias que aderem.

“O Susaf é fornecido a um município e esse município passa a ter, a poder ser, e a ficar responsável pela inspeção da agroindústria familiar da região e toda a agroindústria que passar pela inspeção do município que aderiu ao sistema, poderá comercializar o produto em todo o Estado”, explicou o gestor.

A inspeção sanitária de produtos de origem animal no Brasil está organizada em três esferas: municipal, estadual e federal. O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), operado pela prefeitura, certifica a segurança sanitária dos produtos conforme a legislação vigente, autorizando sua comercialização exclusivamente dentro dos limites do município.

O Susaf-PR  amplia essa autorização para todo o território paranaense. Por meio da avaliação da qualidade da matéria-prima, das boas práticas de fabricação e do produto final, a Adapar permite que agroindústrias familiares expandam seu mercado para além das fronteiras municipais. Com a adesão de Guamiranga ao sistema, os produtos locais inspecionados e aprovados poderão ser comercializados em todas as cidades do Paraná. Já o Serviço de Inspeção Federal (SIF) autoriza a comercialização em todo o território nacional.

Criado em 2013 e regulamentado em 2020, o Susaf-PR assegura a qualidade sanitária e impulsiona o desenvolvimento das agroindústrias familiares paranaenses. Atualmente, 199 municípios integram o sistema, de forma individual ou por meio de consórcios intermunicipais, e 147 agroindústrias estão registradas em todo o Estado.

GALERIA DE IMAGENS