Adapar melhora unidades regionais para continuidade de trabalhos na defesa agropecuária 15/12/2023 - 13:40

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) está buscando aprimorar os trabalhos de defesa agropecuária no estado. Em Laranjeiras do Sul, a sede da Unidade Regional foi transferida para um novo local, proporcionando mais espaço e renovação da estrutura. A nova sede terá como foco prioritário o atendimento ao público e a realização de trabalhos de Educação Sanitária.

A transferência da sede foi possível graças a uma doação da União, através da Receita Federal, para cessão de uso pela Adapar. O novo endereço abrigará as sedes das Unidades locais e regionais da região de Laranjeiras do Sul, concentrando as operações em um único espaço.

"Criamos uma base mais sólida para a regional com a obtenção e reforma desse imóvel", afirma Cristiane do Rocio Kruger, gerente regional da Adapar de Laranjeiras do Sul. A inauguração está programada para 2024, quando a unidade estiver devidamente identificada. "Estamos organizando as estruturas na medida do possível", completa Kruger.

UNIDADE REGIONAL DE CIANORTE - Além disso, destaca-se a previsão de reativação da Unidade Regional de Sanidade Agropecuária (URS) de Cianorte. Na última terça-feira (12), uma reunião no município abordou as tratativas para a reativação desta unidade, evidenciando o compromisso da Adapar em expandir e fortalecer suas operações em diversas regiões do estado.

A reativação da unidade foi formalizada pela Portaria 417/2023, publicada em 8 dezembro, que autoriza a retomada e designa o servidor Filipe Penha Tinoco para responder pela unidade regional, atuando como gerente. “A reativação vai ao encontro da necessidade de integração entre os diferentes elos do setor agropecuário da região. Entendemos que a defesa agropecuária deve dialogar com a iniciativa privada, com a extensão rural e com as secretarias municipais, no sentido de sempre promover a sanidade das cadeias produtivas animal e vegetal”, afirma Tinoco. O novo gerente completa que os benefícios dessa reativação serão percebidos por todos que demandam a Adapar de alguma forma na região.

A Unidade Regional de Sanidade Agropecuária de Cianorte abrange as localidades de Cianorte, Cidade Gaúcha, Tapejara e Rondon. A unidade esteve desativada por 10 anos, funcionando pela última vez em 2013. A unidade esteve em funcionamento por cerca de um ano, e agora em 2023 volta a ser ativada para as atividades da defesa agropecuária.

A reunião contou com a presença do diretor-presidente da Adapar, Otamir César Martins, do chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Francisco Cascardo, e do Gerente Regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar- Emater (IDR-Paraná), Paulo Preto, além da participação de servidores da Adapar.