Adapar e Seab participam de homenagem a veterinárias e zootecnistas 22/03/2024 - 13:34

As mulheres veterinárias e zootecnistas foram homenageadas nesta sexta-feira (22) pelo Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Paraná (Sindivet), em comemoração ao mês da mulher. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior, e do diretor - presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins.

“É um momento ímpar, adequado para o reconhecimento do trabalho das mulheres por parte do governo do Estado”, afirmou Ortigara. “A gente sempre oportunizou, por conquista e não por escolha, as mulheres ocupando espaço, porque têm competência, qualidade, virtude, jeito no trato das coisas, o que é bom para comandar pessoas”.

O secretário destacou que a presença feminina foi muito importante em uma das maiores conquistas sanitárias do Estado, a declaração de Estado livre de febre aftosa sem vacinação. “Estamos conseguindo crescer mais que o Brasil. Tem mais Paraná no Brasil”, reforçou. “É muito bom parar um pouco para homenagear, distinguir, reconhecer aqueles que fizeram, fazem e farão a diferença para a melhoria da sociedade”.

Segundo o presidente do Sindivet, Cesar Amin Pasqualin, “a conquista da mulher está se dando de maneira louvável, diariamente, segundo a segundo”.

Uma das mulheres a ocupar cargo na Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a veterinária Leunira Viganó Tesser, chefe do Núcleo Regional de Pato Branco, é vice-presidente do Conselho Regional de Médicos Veterinários do Paraná.

“Nós precisamos resgatar as organizações, precisamos resgatar os núcleos, as associações porque as pessoas mais velhas têm muito a repassar para as mais jovens”, salientou durante o evento. “Ao mesmo tempo precisamos estar alinhados com outros profissionais para fazer o melhor porque é isso que a sociedade espera de nós”.

Também foi homenageada na solenidade, a médica veterinária e gerente do Unidade Regional da Adapar de Dois Vizinhos, Leila Maria Spengler Matzenbacher. "Fiquei honrada com a homenagem. Divido esta premiação com todas as colegas médicas veterinárias da Adapar" afirma Leila.

O Brasil possui quase 202 mil profissionais atuantes na área de medicina veterinária e zootecnia. Desses, aproximadamente 58% são mulheres. No Paraná, entre os cerca de 17 mil profissionais da área, 59% são mulheres.

A solenidade teve também a presença da presidente do Conselho Nacional de Medicina Veterinária, Ana Elisa Almeida, do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Adolfo Sasaki, da deputada estadual Márcia Huçulak e do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello.