Adapar e Seab implantam coleta seletiva do lixo 17/08/2017 - 17:30

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) fizeram, nos dias 15 e 16 de agosto, a primeira capacitação sobre coleta de lixo seletiva e solidária que está sendo implantada nos dois órgãos. Inicialmente, a capacitação foi direcionada aos cerca de 30 servidores terceirizados e em seguida será estendida para os demais servidores das duas casas.

A nova modalidade na coleta do lixo corresponde à adequação ao decreto 4167 de 2009, implantado por recomendação do Ministério Público do Trabalho e do Meio Ambiente a todos os órgãos públicos. Trata-se de um modelo que estabelece o uso sustentável dos ambientes de trabalho e que permitam melhor sustentabilidade nos dois órgãos. Para isso, foram constituídas duas comissões para execução do projeto que agora chegou à fase de capacitação dos funcionários.

O modelo estabelece o fim do uso de copos plásticos para café ou líquidos quentes, que serão substituídos por canecas individuais repassadas aos funcionários, uso racional da iluminação nas salas e computadores. E também a instalação de lixeiras seletivas para destinação correta do lixo gerado.

Durante a capacitação, foram exibidos vídeos e repassadas orientações para separação e recolhimento adequados do lixo gerado na Seab e Adapar, para sensibilização dos servidores. Foram dados depoimentos por integrantes de associações de catadores de lixo, que falaram o que pode ser direcionado para a coleta seletiva e o que gera renda para eles.

GALERIA DE IMAGENS