Adapar apresenta palestra para habilitados sobre brucelose e tuberculose em Dois Vizinhos 28/11/2023 - 20:06

Nesta segunda (27), na Expovizinhos, a Adapar por meio do gerente de saúde animal Rafael Dias, apresentou palestra sobre o Programa de Controle e Erradicação de Brucelose e de Tuberculose, para os médicos veterinários habilitados no PNCEBT da região Sudoeste.

Os tópicos da apresentação permearam assuntos de grande relevância, como as diretrizes do programa no Paraná, os indicadores estaduais e locais como índices de vacinação, nº de exames realizados nos últimos 5 anos e os casos detectados das duas doenças neste período.

Além de apresentar os dados econômicos e sanitários, houve interação dos ouvintes em 2 momentos, para que a Adapar possa conhecer, sob o ponto de vista dos habilitados, quais as principais ocorrências locais de doenças nos animais de produção, bem como suas maiores dificuldades com relação ao PNCEBT. A tuberculose e a brucelose figuraram como doenças mais votadas como prioritárias, seguidas de leucose bovina, leptospirose, raiva, tristeza parasitária, entre outras. Quanto às principais dificuldades encontradas pelos habilitados, a sensibilização do produtor foi a primeira no ranking, seguida de Custo ou disponibilidade de insumos e o saneamento.

“Diante deste cenário, temos um desafio quanto à sensibilização dos produtores e na melhoria dos índices de vacinação do Estado, vamos buscar parcerias para que haja efetiva evolução do status sanitário da brucelose e da tuberculose”, afirma Rafael Dias.

O evento contou ainda com a apresentação do professor Tiago Frigotto, que ministra cursos para habilitação dos profissionais médicos veterinários a realizarem exames de brucelose e tuberculose. O Professor explanou sobre as principais dificuldades na realização dos exames e deu sugestões que podem ser efetivas no melhor controle das doenças.

A Sociedade Rural “Vale do Iguaçu” de Dois Vizinhos apoiou o evento que contou com a presença do Presidente da Sociedade Rural, Davi Chiocha Junior, do Secretário Municipal de Agricultura de Dois Vizinhos, Jose Carlos Ventura Junior, do presidente do núcleo dos médicos veterinários Vale do Iguaçu, Fabiano de Godoi, e da equipe da Adapar dos Escritórios Regionais do Sudoeste. A médica veterinária Leila Matzenbacher, gerente do Escritório Regional da Adapar de Dois Vizinhos, auxiliou na promoção do evento, que teve participação de mais de 60 habilitados.