Adapar Realiza Palesta Técnica em Santo Antônio da Platina 30/09/2016 - 18:20

A Associação Platinense de Engenharia Arquitetura e Agronomia (APLA), Sindicato Rural de Santo Antônio da Platina e CREA-PR, promoveram o evento técnico sobre uso do solo agrícola. O evento aconteceu no dia 21 de setembro, na sede da Faculdade Norte Pioneiro (FANORPI) em Santo Antônio da Platina e contou com a presença de 93 participantes, dentre eles, profissionais da agronomia, produtores rurais e lideranças locais. Os assuntos abordados, foram: ações da Adapar na fiscalização do uso do solo agrícola, conceitos e princípios conservacionistas e a legislação aplicável à conservação de solos.

O coordenador do Programa Estadual de Fiscalização do Uso do Solo Agrícola da Adapar, o engenheiro Agrônomo Luiz Renato Barbosa, apresentou o cenário atual da conservação de solos no Paraná, com exposição da legislação do uso do solo agrícola, bem como as atribuições da Adapar frente às reclamações do mau uso do solo.

O evento objetivou principalmente, levar ao público a importância da utilização correta do solo segundo sua capacidade de uso, através da adoção de manejo adequado. Manejo este que deve respeitar as limitações que são específicas para cada classe de solo, em função das características de formação, topografia, classe de textura, estrutura, sistema de cultivo adotado e conforme a tecnologia disponível e adequada para cada propriedade, e ainda, através do envolvimento da assistência técnica do profissional habilitado.

Durante o evento foram apresentados dados pertinentes aos prejuízos devido a erosão hídrica, relacionadas ao carreamento de nutrientes, fertilizantes minerais, comparando-se os diferentes sistemas de cultivos e manejos adotados pelos produtores rurais. Na ocasião, Luiz Renato informou aos presentes sobre a disponibilidade de cursos para os profissionais da agronomia, que tem sido propostos e desenvolvidos em parceria pelo SENAR, CREA-PR, Universidades, e demais instituições.

Ao final, os organizadores citaram a importância do tema para região, mencionado a intenção de manter a discussão sobre o assunto para novas ações e, promoção de outros eventos, incluindo tema referente ao planejamento conservacionista de solo agrícola.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), por meio de sua equipe de fiscais da Gerência de Sanidade Vegetal tem atuado constantemente na busca da preservação do solo agrícola e água.

GALERIA DE IMAGENS