Adapar Participa de Ação Conjunta Contra Agrotóxicos Ilegais 26/11/2018 - 08:50
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar participou nos dia 12 e 13 de novembro, de uma ação conjunta com a Polícia Federal, Receita Federal e Força Nacional, a qual realizou fiscalizações em comerciantes de insumos agrícolas no município de Santo Antônio do Sudoeste.
Durante a ação foram encontrados agrotóxicos contrabandeados em um estabelecimento comerciante de insumos, os quais foram apreendidos pela Receita Federal. O comerciante foi autuado por armazenar em seu estabelecimento agrotóxicos ilegais, e também por armazenar agrotóxicos nacionais sem possuir cadastro como “Comerciante de Agrotóxicos” na Adapar. Em outra fiscalização, desta vez em uma propriedade rural, também foram encontrados agrotóxicos contrabandeados, sendo que o produtor foi autuado por utilizar e armazenar agrotóxicos ilegais.
A Unidade Regional da Adapar de Francisco Beltrão atende 15 municípios em sua circunscrição, sendo que 07 deles estão localizados na fronteira com a Argentina e, para coibir o transporte, comércio e uso de insumos ilegais a Adapar realiza ações com barreiras volantes na região e participa ativamente de operações conjuntas com outras instituições.
A Adapar alerta que o uso de agrotóxicos somente é permitido se estes forem registrados no Brasil, cadastrados no Estado do Paraná e recomendados por receita agronômica emitida por profissional habilitado.